Marconi Marques: “Já estamos preparados para o Dia das Crianças 2014”

Raimundo Primeiro

O comércio de Imperatriz já está preparado para as vendas do Dia das Crianças, comemorado em 12 de outubro, domingo, conforme anuncia o presidente da Associação dos Lojistas do Calçadão (ALC), empresário Marconi Marques.
Marconi Marques reafirma que o Dia das Crianças é uma data esperada com expectativas pelos empresários, principalmente pelos proprietários de lojas especializadas na venda de brinquedos, responsável, hoje, pelas vendas anuais de 38% do segmento de brinquedos em todo o Brasil.
“Estamos com as melhores das expectativas, pois o Dia das Crianças promove uma forte movimentação no comércio”, reforça o líder empresarial, ressaltando ser o comércio de rua um setor efetivamente forte. Segundo ele, o “Calçadão é um shopping popular a céu aberto, atraindo pessoas de importantes regiões”.
Marconi Marques, a propósito da entrevista, aproveitou para falar sobre a Pesquisa de Intenção de Compras para o Dia das Crianças 2014, realizada de 1º a 3 de setembro, pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Maranhão (Fecomércio-MA), com apoio da Faculdade de Educação Santa Terezinha (Fest), Associação Comercial e Industrial de Imperatriz (ACII) e Sindicato do Comércio Varejista de Imperatriz (Sindicoma), apontando que 90,6% dos consumidores pretendem comprar algum produto para presentear nesse período.
Sabedores de que as promoções continuam despertando a atenção dos consumidores, principalmente durante as épocas comemorativas, é que os lojistas da área central, sobretudo da avenida Getúlio Vargas e do Calçadão, localizado nesta importante via da cidade, constituindo-se no maior centro comercial da região tocantina, prepararam estoques e esperam pelos compradores, notadamente as crianças, com produtos que estão sendo comercializados a preços especiais.
Os brinquedos continuam liderando a lista de presentes com 57,8% da preferência dos imperatrizenses. Em relação ao parentesco do consumidor com o presenteado, o levantamento revelou que a maioria dos presentes deverá ir para os filhos, com 6,3%; seguido dos sobrinhos (13,6%), netos (12,9%), afilhados (3,6%) e enteados (2,2%). Outras relações de parentescos somaram 4,3%.
O presidente da ALC comenta positivamente os resultados do levantamento da Fecomércio-MA. “Acho de grande importância, uma vez que proporciona aos lojistas, aos empresários, uma melhor condição para que eles trabalhem junto aos seus públicos, aos seus alvos, tendo em vista que nós trabalhamos baseados em pesquisas, em números. Portanto, com os resultados de uma pesquisa como a que recebemos agora, fica mais fácil trabalharmos em ações que despertem os consumidores”.
De acordo com Marconi Marques, quando o consumidor sai de casa, ele não tem a intenção de apenas comprar o presente para uma criança, mas outros produtos, caso, por exemplo, das bolsas, das carteiras, dos calçados e das roupas. “Não só a área de brinquedos é contemplada, mas o comércio de um modo geral”, destaca o empresário, frisando que o consumidor também acaba comprando alguma coisa para ele.
Para além dos brinquedos, que mantém o equilíbrio entre os consumidores de ambos os sexos, a pesquisa aponta que as mulheres têm preferência em segundo lugar pelos itens de vestuário (20,8%), enquanto os homens pretendem comprar em segundo lugar os telefones celulares (16,3%). “Uma realidade incontestável, pois é isso que observamos todos os anos, mesmo em se tratando de uma data em homenagem as crianças”, lembra.
O êxito das ações da Associação dos Lojistas do Calçadão, afirma Marconi Marques, deve-se ao apoio dado à entidade pela Associação Comercial e Industrial de Imperatriz (presidida por Jairo Almeida dos Santos) e a Câmara de Dirigentes Lojistas de Imperatriz (CDL), cujo presidente é o empresário Francisco da Silva Almeida, o Chico Brasil. “São duas importantes parceiras, assim como os lojistas aqui do Calçadão”, conclui, confiante no aumento das vendas.