Com o tema “Caminhada da Acessibilidade – Sem acessibilidade não há inclusão”, várias entidades dos movimentos que atuam com a Pessoa com Deficiência em Imperatriz reuniram seus usuários, familiares, apoiadores e andaram pelas principais ruas do Centro da cidade, chamado a atenção dos lojistas e transeuntes sobre o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência.
“A caminhada teve como objetivo conscientizar as pessoas sobre os direitos da pessoa com deficiência, uma vez que é importante estarmos cobrando do poder público e, principalmente, da sociedade civil a questão da exclusão que ainda marca a pessoa com deficiência, as barreiras arquitetônicas, a falta de inclusão profissional e ainda o direito de ir e vir”, declarou a presidente do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência, Viviane Dacon, sobre a finalidade da ação.
A presidente frisou que o Conselho e todas as entidades têm convicção de que houve avanços em relação ao cumprimento dos direitos da pessoa com deficiência, mas que ainda há muito a ser feito. “Hoje sabemos que há acessibilidade arquitetônica em prédios públicos, mas só nesses espaços não basta, ainda falta em muitos lugares. Não adianta ter rampas nas calçadas, se em sua maioria estão fora do padrão, ou são impossíveis de um cadeirante ou deficiente visual subir; ainda há a questão da adaptação do transporte coletivo, da comunicação para deficientes auditivos, ou seja, ainda há muito por fazer, por isso a justificativa do dia de hoje e do dia 5 de dezembro – Dia da Acessibilidade”, destacou Viviane.
Para Valmir Cordeiro da Silva, de 46 anos, com deficiência visual e que há 6 anos é usuário do Centro de Referência da Pessoa com Deficiência, fala dos motivos que o fizeram participar o evento: “O que me fez participar foi a sensação de liberdade, de reivindicar meus direitos à acessibilidade e superar obstáculos, que são muitos”, disse.
A caminhada, que iniciou na Rua Amazonas, passou pelas principais avenidas do centro comercial e finalizou na Praça de Fátima. Na oportunidade, a secretária de Desenvolvimento Social, Miriam Ribeiro, parabenizou a ação e destacou o apoio da Prefeitura.
“Quero parabenizar a todos pela iniciativa e reafirmar mais uma vez nosso compromisso de apoiar iniciativas que venham a promover os direitos da pessoa com deficiência. O poder público é aquele que realmente tem o dever de promover o bem comum e temos procurado de todas as formas fazer isso, através do nosso apoio a todos aqueles movimentos que colocam em evidência os direitos das pessoas que se encontram em situação de vulnerabilidade, e neste momento, em especial, a pessoa com deficiência. Sabemos também que as mudanças só irão acontecer com o nosso apoio e por isso estamos aqui participando para mostrar para Imperatriz que nós já avançamos muito, porém precisamos de muito mais”, frisou a secretária.
Participantes – O evento foi promovido pelo Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência e pelo Centro de Referência da Pessoa com Deficiência e contou com a participação da Escola Bilíngue, Centro de Assistência Profissionalizante ao Amputado e Deficiente Físico de Imperatriz (CENAPA), Escola Governador Archer, Professoras da Sala de Recurso e o Setor de Inclusão e Atenção à Diversidade (SIADI). (Sara Ribeiro - Ascom)
Publicado em Cidade na Edição Nº 15174
Comentários