Hemerson Pinto
Iniciada no dia 22 de abril, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe chegou ao ponto alto no sábado (26). O ‘Dia D’ levou os imperatrizenses aos postos de saúde do município. “É preciso, não podemos fugir dessa responsabilidade”, disse a auxiliar de higiene bucal Andreia Gomes, ao levar a filha para receber a dose da vacina.
No posto de saúde do bairro Nova Imperatriz, a aposentada Creusa de Oliveira também foi vacinada. “Melhor receber essa furadinha para evitar os problemas causados pela gripe. Sempre acompanho o calendário de vacinação contra a gripe”, comentou.
Em 2014 o objetivo do Ministério da Saúde é vacinar o total de 1.533.092 pessoas no estado do Maranhão. Cerca de 53 mil doses da vacina foram disponibilizadas a Imperatriz. O público alvo foram as crianças com idades entre os seis meses e menores de cinco anos; idosos com 60 anos ou mais; povos indígenas, trabalhadores da saúde, gestantes, mulheres em período pós-parto em até 45 dias; portadores de doenças crônicas, desde que comprovem com atestado médico.
A vacina é para os subtipos do vírus da gripe: A/H1N1; A/H3N2 e influenza B. Segundo a enfermeira e coordenadora do posto de saúde do bairro Nova Imperatriz, pelo menos 500 doses da vacinas foram disponibilizadas à unidade.
Comentários