O primeiro a tomar dose foi o prefeito Madeira que, a exemplo dos anos anteriores, declarou aberta oficialmente a campanha de vacinação contra influenza

Durante todo o dia de hoje, das 08h às 17h, mais de 40 pontos de vacinação estarão disponíveis em Imperatriz. A abertura oficial da campanha aconteceu ontem (08), na Casa do Idoso, onde foram vacinados mais de 100 anciãos. O primeiro a tomar dose foi o prefeito Sebastião Madeira que, a exemplo dos anos anteriores, declarou aberta oficialmente a campanha de vacinação contra influenza.
Na oportunidade, o prefeito chamou a atenção dos idosos para a importância de se tomar a vacina, explicando para os presentes a forma como o antídoto age no corpo. “A vacina é uma proteção, é um meio artificial de o organismo ficar resistente, para quando o vírus da gripe tentar lhes atingir, você não ficar doente. É importantíssimo que a gente tome, para nos mantermos saudáveis”, ressaltou Madeira.
Ainda sobre a necessidade de se vacinar, a coordenadora do Programa de Imunização do Município, Socorro Ribeiro, ao fazer uso da palavra, destacou sobre as contraindicações da vacina. “Quem estiver com febre ou mal estar deve deixar para tomar a vacina depois em uma Unidade Básica de Saúde, porém a vacina não causa nenhum sintoma. Se você vacinar e ficar gripado é porque já estava com vírus. As histórias de que a vacina causa alguma doença são mitos!”, destacou.
Dia D - Considerada a mobilização principal da campanha, no dia D a Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS) está disponibilizando 42 pontos de vacinação – localizados nas 42 Unidades Básicas de Saúde do Município – para otimizar a campanha e vacinar o maior número possível de pessoas em um curto espaço de tempo.
Para tanto, a SEMUS está mobilizando cerca de 410 profissionais entre Agentes Comunitários de Saúde (ACS), Enfermeiros, Técnicos de Enfermagem, Motoristas, Supervisores, Equipe volante de apoio, Profissionais da Rede de Frio e Coordenação. “Pacientes acamados ou que não tenham condições de se locomover até os Centros de Saúde estão recebendo a dose em casa, por meio da equipe volante de apoio!”, afirma Socorro Ribeiro.
Além disso, vale ressaltar que as equipes envolvidas na campanha já estão vacinando os grupos de riscos da zona rural desde a primeira semana de maio. “Definimos esta logística priorizando a qualidade do nosso trabalho que vem sendo desenvolvido ao longo da gestão, que é cumprir com as metas vacinais, mantendo uma população mais saudável, de forma que nossos munícipes tenham melhor qualidade de vida”, declara a secretária de Saúde, Conceição Madeira.
Público alvo - Pessoas mais suscetíveis à doença, como idosos a partir de 60 anos, crianças de seis (6) meses a menor de dois (2) anos, gestantes, pacientes acometidos por doenças crônicas e profissionais de saúde que lidam diretamente com o paciente. Contudo, a coordenação da campanha reafirma que “vacinando todos os grupos prioritários e havendo sobra de doses, estas serão disponibilizadas para a comunidade não pertencente aos grupos citados”. (Maria Almeida/ASCOM)