As Unidades Básicas de Saúde Centro Novo e Milton Lopes desenvolveram na sexta-feira, 14, atividades do “Dezembro Vermelho”, programa da Secretaria Municipal de Saúde, Semus, voltado para alertar a população sobre os riscos e tratamentos das Doenças Sexualmente Transmissíveis, DSTs e AIDS. Dentre os serviços oferecidos estavam palestras educativas, teste rápido anti-HIV, sífilis e aconselhamento e Infecções Sexualmente Transmissíveis, ISTs.
A programação foi bem recebida pelos moradores das áreas abrangidas pelas UBSs. O palestrante, estudante de Medicina da Universidade Federal do Maranhão, Ronan Lacerda, aprovou a iniciativa por tirar dúvidas e ajudar pessoas a realizarem os testes rápidos. O acadêmico abordou sobre os riscos, prevenção e tratamento do HIV e destacou, também, ter aprendido muito com esse contato com a população que serve de laboratório para sua profissão. “Este é um momento muito especial e de aprendizado recíproco. É muito bom falar para eles sobre prevenção, transmissão e diagnóstico e aprender quando abro espaço para eles tirarem suas dúvidas”, ressaltou.
A coordenadora do programa municipal ISTs, Renata Pilar Nogueira, enfatizou a importância das ações desenvolvidas pela Prefeitura, via Secretaria de Saúde. “Além das palestras, testes anti-HIV e sífilis, informativos sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis e AIDS, preservativos e gel lubrificante foram distribuídos”. Ela afirmou que a campanha segue até o fim do mês nas unidades de saúde, com testagem gratuita e esclarecimentos à comunidade. (João Rodrigues – Ascom)
Comentários