Educadores do Detran-MA entregam material educativo na faixa de pedestre em Imperatriz

Depois de sensibilizar e alcançar um grande sucesso entre os ludovicenses, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MA) iniciou, na sexta-feira (1º), as ações educativas sobre faixa de pedestre e Lei Seca em bares da cidade de Imperatriz. A iniciativa prosseguiu movimentando a cidade no sábado (2) e domingo (3).
“Imperatriz é a segunda cidade mais importante do Estado e merece toda a atenção do Detran e estamos aqui para sensibilizar motoristas e pedestres para ações simples como atravessar a rua na faixa e, se beber, pegar um táxi. É importante que as pessoas entendam que atitudes simples no trânsito podem evitar mortes e sequelas para o resto da vida”, ressaltou o diretor geral do Detran-MA, André Campos.
A abertura dos trabalhos aconteceu na tarde da sexta-feira (1º) com a ação da campanha “No trânsito, todo mundo é pedestre”, que chamou a atenção e alertou tanto motoristas quanto pedestres para os cuidados e o respeito que se deve ter na travessia da faixa de pedestres.
A atividade aconteceu nas faixas de pedestres entre a Rua Simplício Moreira e a Avenida Getúlio Vargas, localizadas no Centro - a esquina é uma mais movimentadas da cidade -, e contou com o apoio dos agentes de trânsito da Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte.
A ação consistiu na distribuição de material educativo, na forma de ventarolas, para pedestres e motoristas; marcadores de texto, no formato de miniatura do mascote do Detran-MA, o Sinalito, para crianças; e sacolas lixocar para os motoristas.
O mascote Sinalito, presente à ação, fez grande sucesso, principalmente com a criançada, que também chegava perto para registrar o momento em foto. Sinalito e toda a equipe de educadores do trânsito alertavam de forma lúdica motoristas e pedestres para a responsabilidade no trânsito e o respeito a faixa de pedestre.
Para a dona de casa Maria de Jesus Silva, a cidade está mesmo precisando de ações como essa. “Os motoristas não têm educação e não lembram de nós, que andamos a pé e, por isso, não param pra gente passar, nem na faixa. É muita falta de consideração, eles não respeitam os pedestres”, enfatizou Maria de Jesus Silva.
Já para o autônomo Wilton Francisco Rosa, a ação na faixa de pedestres foi muito importante, pois o que falta para os motoristas é sensibilidade. “Os motoristas deveriam lembrar que do mesmo jeito que eles amam a vida, os pedestres e ciclistas amam também. Eles se acham os donos do asfalto e precisam mesmo se conscientizar. Gostei muito do trabalho do Detran. Estão de parabéns”, concluiu Wilton Rosa.

Lei Seca
Por volta das 23h, a equipe de educadores do Detran-MA, juntamente com o diretor geral André Campos, deu início às atividades educativas nos bares da cidade. Durante a ação, foram visitados os bares da movimentada Avenida Beira-Rio.
A ação consistiu na distribuição de material educativo sobre a combinação perigosa álcool e direção, além do teste do bafômetro (etilômetro) educativo, sobre o qual muitas pessoas têm curiosidade e querem conhecer e fazer. Além do teste do bafômetro, o Detran-MA presenteou com camisas os anjos da noite, aquelas pessoas que não ingerem álcool para assumir a direção do carro.
Vale ressaltar que em cada estabelecimento visitado pela equipe do Detran-MA uma mesa preta com uma lápide escrita “Reservado para quem bebeu e dirigiu”, também chamou a atenção de quem curtia a noite. “Eu nunca bebo. Gosto muito de sair à noite, e sempre sou o ‘Anjo’! Achei legal essa iniciativa do Detran-MA de alertar quem gosta de beber de que não pode dirigir”, destacou a universitária Paula Lemos, 22, que foi agraciada pelo diretor geral do Detran-MA, André Campos, com uma Camisa do Anjo.