O Governo do Estado, por meio do Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA), e a Prefeitura de Imperatriz renovaram o convênio de operacionalização do trânsito. O termo foi assinado, na terça-feira (24), pela diretora geral do Detran-MA, Larissa Abdalla, o prefeito de Imperatriz, Sebastião Madeira, e o secretário de Trânsito e Transportes do município, Pedro Barros.
Larissa Abdalla destacou a importância da manutenção de convênios. “A municipalização do trânsito das cidades depende desses convênios; todas as prefeituras devem seguir o exemplo de Imperatriz e também assumirem a luta pela paz no trânsito”.
O termo de cooperação inclui ações de fiscalização, em parceria com a Polícia Militar do Maranhão (PMMA), e a manutenção do acesso ao sistema de multas, indispensável para que Imperatriz continue autuando e recolhendo o recurso arrecadado a partir das infrações de trânsito.
“A manutenção do convênio é parte essencial no combate à violência no trânsito. A arrecadação de multas é uma fonte de renda para o município. Custeia investimentos em sinalização, engenharia de tráfego e educação para o trânsito”, destaca o secretário Pedro Barros.
O prefeito Sebastião Madeira falou da necessidade de parceria para melhorar o trânsito e reduzir os acidentes. “Quando assumimos a gestão, circulavam por Imperatriz cerca de 50 mil veículos. Hoje, já são mais de 130 mil. Precisamos de parceiros e o apoio do Detran-MA é fundamental para conseguirmos desenvolver um bom trabalho nesta área”, disse Madeira.
Também participou da reunião o conselheiro estadual de trânsito, José Ribamar Soares. Ele é representante de Imperatriz no Conselho Estadual de Trânsito (Cetran), que tem o papel de auxiliar no cumprimento da legislação de trânsito, julgando recursos contra multas e estimulando a execução de campanhas educativas de trânsito, entre outras atribuições.
Comentários