O Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA), por meio da 1ª Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) de Imperatriz, participou, na manhã dessa terça-feira (21), da inauguração do Centro de Simuladores em Imperatriz. Desde 1º de janeiro deste ano, as aulas de simulação de direção veicular para a obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), categoria B (automóveis), passou a ser obrigatória.
O chefe da 1ª Ciretran, Joaquim Moura, falou da importância da implantação do Centro de Simulador na cidade, que atende a uma determinação da legislação de trânsito. "O Detran participou da inauguração do Centro, que vai proporcionar uma melhoria na formação dos condutores de Imperatriz. O espaço está localizado em perfeitas instalações e de fácil acesso, com profissionais treinados para atender melhor aos candidatos", destacou Joaquim.
O espaço localizado na Rua Piauí, no Centro de Imperatriz, possui cinco simuladores. Para Gilmar Gama, representante do Sindicato das Autoescolas do Maranhão (Sindauma), o número de simuladores é suficiente para atender à demanda das 22 autoescolas do município. "Os equipamentos estão programados para realizar cerca de 60 aulas de direção veicular por dia, chegando a um total de mil aulas por mês", disse Gilmar.
O Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) tornou obrigatória a informação de carga horária em simulador de direção veicular para agendamento de Exame Prático de Direção Veicular (EPDV) aos candidatos à 1ª Carteira Nacional de Habilitação, na categoria B. Os Centros de Formação de Condutores (CFCs) devem garantir um mínimo de 5 horas/aula no simulador, sendo uma delas para o aprendizado da condução de automóveis em ambiente noturno.
Todas as autoescolas do Estado devem atender aos procedimentos definidos por meio da portaria do Detran-MA, nº 12007/2015, requerendo junto ao Departamento, autorização para utilização de simulador de direção veicular, ou ainda apresentar termo de uso compartilhado do equipamento credenciado junto aos centros de simulação. "Na região tocantina, outros municípios próximos, como Açailândia, também já dispõem de simuladores", reforçou Gilmar Gama.
Publicado em Cidade na Edição Nº 15845
Comentários