Presidente da Embratur, Vinícius Lummertz, Delma Andrade e diretores da entidade

O primeiro dia de participação do Maranhão no 43º encontro da Associação Brasileira dos Agentes de Viagens (Abav) – Expo Internacional de Turismo foi marcado pela grande movimentação de pessoas no espaço maranhense e reuniões de trabalho. O evento teve início nessa quinta (24) e se estende até hoje (26), no Anhembi, em São Paulo. O estande do Maranhão tem 100 metros quadrados e apresenta novidades, entre eles, o espaço interativo que convida o visitante a movimentar os Lençóis Maranhenses.
“Temos um espaço dividido em quatro áreas. O espaço institucional apresenta os polos turísticos São Luís, Chapadas das Mesas e Lençóis Maranhenses. Já a área comercial conta com a participação de 20 coexpositores, entre eles empresários do setor turístico do Maranhão. Também temos o espaço de interatividade e o de degustação, onde são servidas bebidas típicas regionais, como sucos de frutas da terra e o famoso Guaraná Jesus”, explicou a secretária de Turismo do Maranhão, Delma Andrade.
Delma Andrade explicou que a Setur já tem 50 reuniões pré-agendadas para os três dias da Abav Expo parte delas já foi cumprida neste primeiro dia. “O evento é considerado, na opinião de 88% dos participantes da última edição, ouvidos em pesquisa independente, como o principal evento para realizar networking e por 81% deles como a feira que mais lança novidades”, detalhou a secretária.
Delma Andrade participou da solenidade de abertura da 43ª Abav, representando o governador Flávio Dino, em seguida, iniciou uma série de reuniões e agenda de imprensa. “Este é um momento importante para divulgar o Maranhão e também para buscar novas oportunidades para o nosso Estado”, afirmou.

Encontro com Embratur
A secretária esteve reunida, por exemplo, com o presidente do Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur), Vinícius Lummertz, e com os diretores da instituição para convidá-los a participar do ‘Encontro Nacional das Cidades Patrimônio da Humanidade no Brasil’, que acontecerá entre os dias 21 e 24 de outubro, em São Luís.
Aos presentes, a secretária explicou que o evento, organizado pelo Governo do Maranhão, propõe, para as cidades que detêm Patrimônio Mundial no Brasil, a discussão de caminhos e soluções para a gestão dos sítios histórico-culturais restaurados. “Assim como ações prioritárias após a conclusão das obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) das Cidades Históricas, uma linha destinada exclusivamente aos patrimônios históricos urbanos protegidos pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Cultural Nacional (Iphan)”, explicou.

Bonito-MS e Chapadas das Mesas
A Setur também promoveu um encontro entre representantes do município de Bonito (MS) com Carolina. “Nosso objetivo é proporcionar, nestes eventos, que reúnem destinos turísticos do Brasil inteiro, a troca de experiências para garantir as melhores práticas para o Estado do Maranhão”, explicou Delma.
Entre os assuntos tratados, a comercialização dos atrativos turísticos por meio de um voucher, a partir da união da iniciativa privada. “Bonito já desenvolve um trabalho muito estruturado visando o turismo sustentável e precisamos garantir estas práticas em nossos destinos”.

Malha aérea
O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Turismo, e a Gol Linhas Aéreas, apresentaram, nessa sexta-feira (25), às 15h, durante o 43º encontro da Associação Brasileira dos Agentes de Viagens (Abav), um plano de ações em conjunto para divulgar os destinos turísticos do Maranhão.
Na ocasião, foram apresentadas as alterações da malha aérea da Gol Linhas Aéreas no Estado, iniciadas em agosto, e as novidades previstas para outubro. Também foi pauta do encontro as ações de publicidade dos destinos turísticos do Estado em aeroportos brasileiros.
Desde o início de 2015, o Governo do Maranhão realiza, por meio da Secretaria de Turismo do Maranhão, uma série de ações de divulgação dos produtos e destinos turísticos maranhenses. As iniciativas envolvem três segmentos de interesse – imprensa, trade e público final –, em participação de feiras e eventos, realização de viagens de jornalistas e formadores de opinião, além de ações de capacitação voltadas para operadores de turismo e agentes de viagens.

Cultura para fomentar o turismo
O reggae do Maranhão marcará presença na Abav que, durante três dias, vai reunir os maiores players da indústria turística. A banda Crioulo Difé fará apresentação, no dia 25, no espaço Café Brasil. “Nossa estratégia parte do perfil de cada evento, diversificando sempre os atrativos naturais e culturais. Queremos garantir que nossos destinos tenham evidência diante dos demais e, assim, gerar oportunidades reais de negócios para o Maranhão”, ressaltou Delma Andrade.
A gestora informa que estar neste evento faz parte da intensa agenda de promoção turística do Maranhão que o governo Flávio Dino traçou no início de 2015. “O desafio principal do turismo do Maranhão é recuperar o imenso potencial turístico do Estado. É necessário recomeçar, uma vez que o cenário do turismo também foi modificado nos últimos anos”.