Já faz quase quatro anos que a economia brasileira entrou em uma recessão sem precedentes na história do país. Estimativas do IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - demonstram que, em 2015, no início da crise, mais de 190 mil empresas fecharam as portas no país. Destas, cerca de 5 mil estavam no Maranhão. De lá pra cá, cada vez mais postos de emprego formal são fechados. "A perspectiva é de uma recuperação lenta e gradual, somente a partir de 2019", revela o economista João Bosco, da Faculdade Estácio.
Mas, na contramão da crise, algumas empresas têm crescido e se destacado no Brasil por terem se tornado grandes ícones da resistência econômica, inclusive com geração crescente de emprego. É exatamente esse o caso do Grupo Mateus, empresa maranhense fundada em 1986, em Balsas, distante cerca de 800 km da capital, São Luís. Recentemente, um levantamento feito pelo Ranking Estadão Empresas Mais revelou que a empresa é hoje a maior do Nordeste e uma das mais importantes redes no país, em número de estabelecimentos, empregados e investimentos.
Destaque nacional
A empresa opera com capital 100% nacional. Em pouco mais de três décadas, a pequena mercearia de 50m² na cidade de Balsas cresceu muito mais do que se poderia supor lá atrás. Hoje, o Grupo Mateus está presente no Maranhão, no Pará e no Piauí. No Varejo, a empresa atua com a bandeira Mateus Supermercados; no atacarejo, um misto de atacado e varejo, usa a marca Mix Mateus; no ramo de eletrodomésticos, eletroeletrônicos e móveis, a atuação é com o EletroMateus; a indústria de pães é a Bumba Meu Pão; na distribuição de produtos farmacêuticos, atua como Invicta; o Armazém Mateus é a bandeira do atacado, que, aliás, conta com frota própria com cerca de 270 caminhões e distribui produtos para o Maranhão, Pará, Piauí e Tocantins.
O Grupo Mateus mantém em pleno funcionamento 23 lojas de varejo, 14 Mix Atacarejo, 53 lojas de eletro e 4 Centros de Distribuição. "Nosso crescimento é resultado de planejamento, do trabalho e empenho de uma equipe de 20 mil colaboradores", orgulha-se o empresário Ilson Mateus, que atribui o crescimento do Grupo a uma adequação constante de mercado, além das relações com bancos e outros investidores. "São instituições que confiam na solidez do Grupo e nos entregam as lojas já prontas. Assumimos a operação, que é a nossa grande expertise", explica o empresário.
Adequação
Diante da crise, em que tantas empresas fecham portas, o Grupo Mateus estudou e avaliou um elemento fundamental no negócio: as pessoas, os consumidores. Ao que parece, a principal estratégia é a sensibilidade, que tem rendido excelentes resultados. "A tendência é que o cliente adote o consumo de marcas mais baratas; que selecione os dias de compra para aproveitar as promoções. Temos que estar sempre atentos às mudanças do perfil de consumo para oferecer variedade, novos produtos e preços atraentes", revela o empresário Ilson Mateus.
Investimentos
O Grupo Mateus espera encerrar o ano de 2017 com um faturamento de R$ 8 bilhões, o que representa um crescimento de cerca de 30% em relação a 2016, quando faturou R$ 6,2 bilhões. Com os investimentos em e-commerce, comércio eletrônico de produtos e serviços, somado ao funcionamento do novo Centro de Distribuição, o Grupo prevê um grande salto em 2018. "Devemos contratar mais 2.000 colaboradores só para o novo Centro de Distribuição", ressalta Ilson Mateus.
O novo CD deve ter os primeiros 40 mil metros quadrados concluídos ainda este ano. Ao todo, o investimento vai ser de R$ 200 milhões. "Até o início de 2018, abriremos nossa primeira loja em Pedreiras", anuncia o empresário, que revela outros planos de expansão, como a construção de duas novas lojas no Maranhão, em Chapadinha e em Bacabal. "No Pará, já temos 8 unidades em funcionamento e estudamos a abertura de mais lojas em breve", garante. Em 2018, a empresa deve direcionar ao estado vizinho do Maranhão cerca de 80% dos investimentos previstos.
Apesar dos planos de investimentos robustos fora do estado natal, o Grupo Mateus considera o Maranhão como a base para os negócios da empresa. "Já iniciamos aqui a construção de um novo Centro de Distribuição, que terá 122 mil metros quadrados e será dividido em uma área para linha seca (commodities) e outra para processados", garante Ilson Mateus. Dessa forma, o Grupo espera triplicar a potência industrial e a capacidade de produção de alimentos, além de consolidar a logística e a eficiência no abastecimento das lojas.
Capacitação e qualificação
A expansão do Grupo também exige uma preocupação constante com recrutamento e capacitação de colaboradores. "Só este ano, já aplicamos mais de meio milhão de reais em treinamentos e formação dos funcionários, que são estimulados a crescer conosco, galgando novas funções dentro das nossas empresas", explica Ilson Mateus, que considera essa ferramenta fundamental na sustentação e no crescimento do negócio, especialmente, em tempos de economia instável.
Os gestores do Grupo Mateus encaram a crise como uma mola propulsora para novas formas de empreender. "A crise é um desafio para qualquer empreendedor. A instabilidade da economia pode adiar planos de investimento, intimidar quem não enxerga alternativas de manter ou expandir os negócios. Eu vejo as crises econômicas como oportunidades para adotar e consolidar novas práticas de mercado. É preciso ser flexível, inovar e investir, mais do que nunca, na fidelização de funcionários, clientes e fornecedores", conclui Mateus.
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