Desfile oficial, nesta sexta-feira, 07, está marcado para as 8h, na Avenida Getúlio Vargas

Mais de cinco mil alunos da rede municipal de ensino participaram do sexto dia de desfiles da Semana da Pátria, no polo Bacuri, nessa quinta-feira, 06. Considerado a maior apresentação cívica nos bairros, o evento contou com 29 instituições, entre escolas, fanfarras, e mais de 100 pelotões. No percurso, as ruas Oswaldo Cruz, Leôncio Pires Dourado e palco na Praça da Bíblia.

Com subtema "Brincar direito garantido", a Escola Municipal Santos Dumont, com vários pelotões fazendo menção às brincadeiras de criança, a fantasia do mundo infantil e a valorização do esporte, também surpreendeu o público com um dos seus pelotões dentro de um trem.
"Quisemos utilizar uma atividade que é tradição na cidade, como o passeio do trem da alegria, pois toda criança tem direito de brincar e o trem é visto por elas exatamente como um brinquedo", destacou a gestora da escola, Lenilda Costa.
A Escola Municipal Fraternidade utilizou a metáfora das cores nos acessórios para simbolizar contos infantis, a partir do subtema "As brincadeiras e os jogos na Infância". "No pelotão cantigas de roda, os guarda-chuvas amarelos faziam referência ao "Alecrim Dourado". A cor azul destacava a música "Teresinha de Jesus", a cor rosa à "Linda Rosa juvenil" e o vermelho ao "Cravo e a Rosa", explicou a professora Jane Sousa.
Um dos pelotões da Escola Santo Inácio de Loyola que mais chamou atenção foi o projeto "Aquarela em Libras". Foi desenvolvido para que alunos da escola tivessem acesso à Língua Brasileira de Sinais, Libras, visando interação entre os estudantes ouvintes e um aluno surdo.
Moradora do bairro, Mirian Lima, 48, elogia o evento. "Eu parei minha atividade física, porque acho essas comemorações muito bonitas. Este ano parece estar ainda mais que nos outros anos, com mais escolas, a população bem participativa. Um evento como esse deveria não acontecer apenas uma vez no ano".
Zona rural - As escolas da Vila Conceição também promoveram nessa quinta-feira um pequeno ato cívico pelas principais ruas da comunidade, com o objetivo de fazer um resgate do evento, que não era realizado há alguns anos.
Semana da Pátria - O desfile oficial da Independência, nesta sexta-feira, 07 de setembro, está marcado para as 8h, na Avenida Getúlio Vargas. A concentração será na Rua Amazonas e como todos os anos, o palco estará montado na Praça Brasil.
Após revista às tropas, protocolo do evento contará com uma novidade este ano: durante hasteamento das bandeiras do Brasil, Maranhão e de Imperatriz, execução do Hino Nacional brasileiro terá a tradução simultânea em Libras. Versão do Hino na Língua Brasileira de Sinais será apresentada pela instrutora de Libras da rede municipal Rayanne da Silva Alencar. (Sara Ribeiro - Ascom)