10 instituições e 12 fanfarras apresentaram-se no desfile do polo Bacuri

Semana da Pátria chega ao grande Bacuri com os desfiles dos polos, nesta quarta-feira, 04. As escolas da região apresentaram à comunidade pesquisas e as melhores fantasias para encantar o público. O percurso teve concentração na Rua Oswaldo Cruz, passando pela Leôncio Pires Dourado e palco instalado na Praça da Bíblia.
Fanfarra da Escola Municipal Castro Alves I, trajada com fardamento oficial do município, abriu o desfile, seguida pela comissão de frente que trouxe o globo terrestre para ressaltar o mundo de possibilidades que a educação pode proporcionar às crianças e jovens brasileiros.
Com ritmos, cores e criatividade, o percurso foi tomado por 10 escolas municipais, com seus pelotões e mais 12 fanfarras que arrancam.
 Dentre tantos assuntos pesquisados em torno do tema Central "O que cabe no meu Mundo?", as instituições apostaram em subtemas que abordaram a literatura, gastronomia, esporte, trânsito, segurança, cultura, gratidão, respeito, amor próprio e tantos outros. "Mais uma edição que as escolas se superam na criatividade, entusiasmo, originalidade e resgate das tradições. Pesquisas e conhecimentos que os alunos levarão para sempre em suas memórias. É uma festa que realizamos para a população com todo apoio do prefeito Assis Ramos, que valoriza as tradições do nosso país", destacou o secretário de Educação, Josenildo Ferreira.   
Finalizando as apresentações do dia, as instituições também realizaram resgate histórico sobre a colonização do país, a chegada dos portugueses, o período monárquico e a escravidão.
A estudante da Escola Municipal Santa Laura, Lorena Ribeiro Alves, 14, integrante da fanfarra com função de baliza, afirma ser gratificante participar do evento. "Estou há cinco anos na fanfarra e participo porque é emocionante, faço o que eu gosto e é importante mostrar a importância da nossa escola, que mesmo pequena tem muita capacidade de se destacar no evento", frisou.
Local bem centralizado, a Praça da Bíblia atraiu grande público para assistir o espetáculo. Dona Maria Luiza Brito da Silva, 68 anos, morada da Rua Beta, mesmo não tendo nenhum familiar desfilando diz que veio prestigiar o evento pela primeira vez. "Eu sempre ouvia falar que é um evento bonito e decidi acompanhar esse ano. Gostei muito, bem organizado, a Prefeitura e a Secretaria de Educação estão de parabéns", elogiou. (Sara Ribeiro)