A Semana Nacional de Conciliação acontecerá na próxima semana, do dia 27 de novembro até o dia 1º de dezembro. Em função disso, a DeVry Facimp, por meio dos professores e alunos do curso de Direito, realizou nos dias 23 e 24 de novembro, no auditório central da faculdade, o I Seminário Internacional de Mediação e Conciliação, evento que teve a presença de palestrantes com reconhecimento nacional e internacional.
Entre os palestrantes, destaque para a desembargadora federal e conselheira do Conselho Nacional de Justiça - CNJ, Daldice Maria Santana de Almeida, que na abertura do evento promoveu um debate sobre a temática da mediação e conciliação como meio de acesso à Justiça, para promover o entendimento entre as partes envolvidas.
"A principal missão do poder judiciário é pacificar", destacou Daldice Santana, durante sua palestra, sobre a realidade de mediação do CNJ no Brasil. O tema teve como abordagem o foco de primar pela transparência administrativa e processual no sistema judiciário brasileiro. A desembargadora enfatizou o direito da sociedade diante dos conflitos jurídicos. "O cidadão tem direito de ser ouvido nas controvérsias e nos problemas jurídicos, exercendo seu direto à cidadania".
O seminário discutiu ainda, durante os dois dias de palestras, temas como os elementos estruturantes da mediação, a ética dos profissionais de direito junto aos meios para tratamento de conflitos, sobre a conciliação e mediação em Libras, mediação escolar como ferramenta de pacificação, a nova jurisdição consensual, a mediação na Argentina e a mediação como forma de conflitos desportivos trabalhistas.
Dinalva Feitosa, professora da DeVry Facimp e organizadora do evento, comentou sobre a importância do evento para acadêmicos, advogados e sociedade em geral: "A mediação e conciliação são capazes de produzir a pacificação na sociedade, por isso pensamos nesse seminário em Imperatriz, para difundir o conhecimento nessa área, por meio desses palestrantes renomados internacionalmente, com uma gama de experiência nesse aspecto".