A Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), iniciou nessa segunda-feira (07) a Formação Inicial etapa 2012-2013 do Programa Brasil Alfabetizado (BRALFA). A capacitação, que segue até a sexta-feira (11), abordará estratégias para o trabalho com a alfabetização de adultos.
Letícia Alves, coordenadora local do programa, dá mais detalhes sobre a programação da formação inicial: "O evento acontecerá entre os dias 07 e 11 de outubro, das 08:00h às 12:00 e das 14:00 às 18:00h, nas instalações da Primeira Igreja Batista de Imperatriz, e terá como tema "Alfabetização de Adultos: Um leque de conhecimentos da realidade com a cientificidade". Participam da formação alfabetizadores de 52 turmas do programa.
Presente na abertura da formação na manhã de ontem, o secretário municipal de Educação, Zesiel Ribeiro, ressalta a importância das ações desenvolvidas pelo BRALFA. "O Programa Brasil Alfabetizado tem como objetivo a erradicação do analfabetismo e em Imperatriz temos dado atenção especial a este programa, que tem avançado com seus objetivos, percebemos isso através dos seus resultados. Ao todo, desde 2009 foram alfabetizados 3.237 alunos".
Letícia explica ainda que, além de alfabetizadores, participam da formação coordenadores, intérpretes e toda a equipe técnica de execução do programa e que o objetivo da formação é também a troca de experiência entre formadores e alfabetizadores.
"Esta formação inicial tem o objetivo de levar o alfabetizador à construção do conhecimento e troca de ideias sobre o que é o Programa Brasil Alfabetizado, trazendo à tona novidades sobre planejamento, didática em sala de aula, avaliação e o uso do livro didático. Utilizando como metodologia aulas expositivas e dialógicas, leitura compartilhada e trabalhos grupais, contribuindo assim na formação dos alfabetizadores em relação às suas práticas educativas e pedagógicas", explica. (Luana Barros - ASCOM)