No canto esquerdo: caminhão aguardando em fila dupla

Hemerson Pinto

“Pensei que era algum acidente, mas quando chego perto pra ver são vários caminhões, uns descarregando e outros aguardando, e o pior de tudo, quem espera faz fila dupla”, reclamou o gerente comercial Francisco Andrade.
Resolvemos enfrentar o trânsito no trecho onde vários caminhões aguardavam para descarregar mercadorias na Rua Simplício Moreira, em frente à Praça de Fátima. Não eram veículos de empresas com sede no centro comercial, mas caminhões pertencentes a transportadoras que ali faziam o serviço de entrega. 
Pelo menos estavam no local reservado para o serviço de carga e descarga de produtos, onde é proibido o estacionamento de qualquer outro veículo no horário comercial. Os condutores de outros três caminhões aguardavam a vez fazendo fila dupla, ou seja, ocupando toda uma faixa de trânsito no quarteirão entre as avenidas Dorgival e Getúlio Vargas.
“Tá difícil desse jeito, e não tem ninguém pra fiscalizar isso não. Estão atrapalhando tudo”, gritou um motorista, que precisou mudar de faixa para seguir o destino e por pouco não bate em um motociclista.
Todos os condutores de carros que saíam da Avenida Dorgival Pinheiro para seguir pela Rua Simplício Moreira eram obrigados a invadir a faixa da direita. O transtorno era inevitável com quem já percorria a outra faixa.
Nenhum agente de trânsito passou pelo local naquele instante e, segundo pessoas que trabalham nas proximidades, os caminhões já estavam parados em fila dupla fazia quase meia hora. Testemunhas ainda confirmaram que a cena é comum e nos últimos dias, com o aumento do número de veículos no centro comercial, a prática está deixando o trânsito mais lento.