A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), como forma de alertar a população e preveni-la sobre a prevenção do câncer de pele, encontra-se, desde o início da semana, realizando atendimento gratuito em Imperatriz. O ponto alto da campanha acontecerá neste sábado, dia 26, com a realização da 13ª edição de sua já tradicional Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer da Pele (CNPCP), com atendimento gratuito simultâneo em 23 estados e no Distrito Federal.
Neste sábado, dia em que a Campanha acontece simultaneamente em todo o país, serão realizadas ações das 9h às 15h, ininterruptamente, em hospitais públicos credenciados, postos de saúde e tendas montadas em pontos de grande circulação. Em Imperatriz, as atividades serão realizadas na Rua Coriolano Milhomem, nº 39, próximo à UFMA. Os pacientes serão atendidos pelas equipes médicas e, apresentando suspeita de câncer da pele, serão encaminhados para tratamento totalmente gratuito.
O dermatologista Regis Junior, coordenador da campanha em Imperatriz, informou ontem que a participação da população realizando exames anualmente, além de adotar alguns cuidados, são essenciais para que o câncer de pele, um dos mais comuns e que atinge grande parte da população, seja reduzido.
“A estatística é cruel, crescem a cada ano as vítimas do câncer de pele, que é muito comum no Brasil, especialmente na região Nordeste, onde o forte calor contribui para o aparecimento da doença. Mas ela pode ser evitada e, por isso, estamos anualmente realizando esta ação que visa sobretudo esclarecer a população sobre os cuidados e os riscos de serem atingidos pela doença”.
Mulheres e motociclistas estão entrando nos indicadores como mais forças, isto porque as mulheres não costumam se preocupar, assim como os homens, em se prevenirem. “São indicadores altos e se não houver uma tomada de posição maior, continuará crescendo até mesmo em virtude do número de motociclistas na região Nordeste e eles ficam muito tempo expostos ao sol sem nenhum tipo de cuidado”, alertou.
A data oficial da ação nacional é em novembro, mas desde o início de setembro, a Sociedade Brasileira de Dermatologia conta também com o Tour de Prevenção do Câncer da Pele. O caminhão volante percorre um trajeto que incluiu outras capitais, como Palmas, São Luís, Teresina, Fortaleza, Natal, João Pessoa, Recife, Salvador e Rio de Janeiro. Destas, as quatro primeiras receberam a visita inédita do Tour.
Câncer de pele - O câncer de pele é o mais frequente no Brasil, correspondendo a 25% de todos os tumores malignos registrados no país pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca). Quando é diagnosticado precocemente, tem maior percentual de cura. São estimados pelo Inca 113.850 novos casos para 2011, sendo a maioria para mulheres (60.440).
Ao final de todas as atividades relacionadas à Campanha Nacional de Prevenção do Câncer da Pele de 2011, os números de atendimento de cada estado serão computados e passarão a integrar um banco de dados nacional, segmentado por regiões, sexo, idade e cor. A avaliação dos resultados é ponto muito importante do processo.
Comentários