A cidade de Imperatriz esteve bastante movimentada durante toda essa semana graças à realização da 46ª EXPOIMP (Exposição Agropecuária de Imperatriz). O deputado estadual Léo Cunha (PSC) destaca que o evento é motivo de orgulho e mais uma vez foi um grande sucesso, atraindo uma grande quantidade de pessoas e aquecendo a economia da região.
“Sentimo-nos orgulhosos, pois a realização dessa exposição é de suma importância para toda a região Tocantina, onde movimenta vários setores da economia, atraindo pessoas, inclusive de outros estados, pra cá, não apenas para se divertirem, mas também para trabalhar, e assim, oportunizando a geração de emprego e renda pra muita gente”, ressaltou.
Além das atrações musicais que reuniram um grande público no Parque Lourenço Vieira da Silva, a exposição também movimentou um grande volume de capital, através da comercialização de produtos, em especial aqueles ligados ao setor agropecuário.
Entre os produtos expostos, estão as novidades tecnológicas que chamaram a atenção dos produtores rurais, com a promessa de mais agilidade, otimizando a colheita da produção. O que, para Léo Cunha, é um grande ganho para a produção agrícola, pois oferece inovações que podem ajudar no desenvolvimento do setor.
“Foi uma grande oportunidade para que os produtores de toda a região conhecessem e comprassem essas novidades. E isso, com certeza, irá resultar no aumento da produção agrícola, facilitando o trabalho desses produtores”, frisou.
Outro ponto que merece destaque foram os leilões que ocorreram durante a exposição. Segundo informações do Sinrural, o primeiro leilão de gado leiteiro comercializou 110 animais: touro Gir leiteiro, vacas Girolando prenhes e novilhas. O leilão foi promovido pela fazenda Mogi Guaçu com apoio da empresa de Laticínios Palate, e contou com a participação de animais vindos da Pará e propriedades maranhenses.
De acordo com o gerente de laticínios da Palate, José Paulino Siqueira, o leilão é uma ótima oportunidade de melhorar geneticamente o rebanho bovino e aumentar a produtividade no eixo entre os Estados do Maranhão, Pará e Tocantins.
Durante a exposição também ocorreu o julgamento de raças. A competição iniciou com avaliações dos animais da raça Nelore em várias categorias. No total, foram 63 animais, 35 fêmeas e 28 machos. Com esse número, a competição foi avaliada como bastante expressiva pelo Sindicato Rural de Imperatriz.
Os dias 9, 10, 11 e 12 foram marcados pela realização dos tradicionais rodeios, que foram apresentados pela companhia de Rodeio Ítalo Todde.
Outra importante contribuição que o evento também deixa para o setor agrícola é o conhecimento proporcionado através de palestras oferecidas. Nessa edição, o tema abordado foi o Zoneamento Ecológico Econômico, que contou com a participação de produtores rurais de Imperatriz e região Tocantina, sendo ministrada pela Federação da Agricultura e Pecuária do Maranhão (FAEMA).
Segundo o deputado Léo Cunha, que presidiu a Comissão de Meio Ambiente da Assembleia, o debate foi de suma importância, pois discutiu com o produtor rural sobre a possibilidade de ampliação da área útil para a produção agrícola, com o uso sustentável dos recursos naturais.
“Esse tema foi muito oportuno, pois nossa região tem na produção agrícola a sua maior fonte geradora de renda, e por isso precisamos discutir bastante, para que se tenha a consciência de que essa produção deve ser feita sempre com respeito ao meio ambiente, para que nossos recursos naturais não sejam esgotados”, disse, e finalizou: “Portanto, essa aliada a várias outras que já destaquei, foi outra grande e importante contribuição que a Expoimp deixa e por isso merece mais uma vez o nosso agradecimento”.
Neste domingo (13) a Expoimp será encerrada com o show do cantor Eduardo Costa. (Com informações da assessoria do Sinrural)
Publicado em Cidade na Edição Nº 15053
Comentários