Deputado Marco Aurélio e Lucena Filho em reunião com a classe artística

O deputado estadual Marco Aurélio Azevedo (PCdoB) esteve reunido na manhã do último sábado, no Teatro Ferreira Gullar, com o presidente da Fundação Cultural de Imperatriz – FCI, Antonio Mariano de Lucena Filho, e a diretoria da Associação Artística de Imperatriz – ASSARTI, representada pelo presidente Francisco Rego, o Chico do Teatro, o secretário Domingos Cezar e a tesoureira Didi Praes.
No encontro com os representantes da classe artística e cultural, Marco Aurélio garantiu que vai destinar mais emendas parlamentares, proporcionando assim mais recursos para a área da cultura. Ao secretário da ASSARTI, que também é secretário da Academia Imperatrizense de Letras – AIL, ele prometeu que vai dobrar o valor destinado ao Vale Livro no 13º Salão do Livro de Imperatriz – SALIMP.
O Teatro Ferreira Gullar é o único no Brasil que é dirigido por uma entidade que representa a classe artística, no caso a direção da Associação Artística de Imperatriz. Por outro lado, a direção da ASSARTI mantém uma parceria com a Prefeitura Municipal, por intermédio da Fundação Cultural, que ajuda na manutenção da parte física daquela casa de espetáculos, bem como pagamentos de taxas de luz e água.
Aproveitando a presença do deputado Marco Aurélio, a ativista cultural Didi Praes, a qual, por ser a tesoureira da entidade, vive mais de perto os problemas do “Ferreirinha”, colocou aos presentes a atual situação. Didi lembra que a diretoria da ASSARTI já entregou ao titular da SINFRA, Roberto Alencar, o projeto de recuperação do espaço físico do teatro, mas que está emperrado na burocratização.
Lucena Filho informou que a Fundação Cultural vem acompanhando essa problemática, anunciando que a SINFRA está disposta a colocar em prática o projeto de recuperação, mas salientou que isso ainda não foi possível em face à burocracia que envolve um documento de origem de um órgão do estado. Ele acredita, entretanto, que esse problema deve ser sanado o mais depressa possível.
Por sua vez, o deputado se colocou à disposição para acompanhar esse processo que já se encontra tramitando há algum tempo. Marco Aurélio, que é professor, observou que sua grande preocupação tem sido com a educação, área em que milita, “mas também tenho interesse que a cultura de Imperatriz cresça a cada dia e que nossos artistas sejam mais valorizados”, concluiu o parlamentar.