A Prefeitura Municipal de Imperatriz, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), inaugura hoje (15) o “Espaço Conviver” do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), no Parque Santa Lúcia. O ambiente oferece um conjunto de brinquedos educativos, por meio dos quais técnicos treinados realizam atividades lúdicas, físicas e educacionais, além do desenvolvimento psicomotor das crianças de zero a seis anos.
A solenidade de inauguração tem início às 8h e contará com a presença do prefeito de Imperatriz, Sebastião Madeira, e da secretária de Desenvolvimento Social, Miriam Reis. O Cras Santa Lúcia está localizado na rua Madeira, nº 5, próximo ao Jardim Canossa.
A coordenadora do Cras Santa Lúcia, Suzana Priscila, ressalta a importância do “Espaço Conviver” tanto para as crianças quanto para as famílias. “Atualmente, as crianças da comunidade não possuem um ambiente educativo e de lazer. Então, o espaço é uma oportunidade dessas crianças se sentirem acolhidas e ouvidas, além de resgatar o convívio familiar”, explica.
Suzana Priscila destaca que o “Espaço Conviver” tem como principal objetivo o acompanhamento sociofamiliar e não funcionará como uma creche, onde a criança é acolhida enquanto os responsáveis realizam outras atividades. A equipe do Cras desenvolverá atividades com as crianças em horários determinados durante a semana, juntamente com os seus familiares.
Acompanhamento
As crianças serão acompanhadas por orientadores de atividades lúdicas, assim como assistentes sociais, psicólogos e pedagogos. Terão acesso, dentre outras atividades, a brincadeiras orientadas na brinquedoteca e no parque, teatro e fantoches, além de acompanhamento familiar.
Para o desenvolvimento das ações do Espaço Conviver, a Prefeitura Municipal, através da Sedes, e em parceria com o Governo Federal, realizou aquisições de brinquedos pedagógicos, estruturou o ambiente físico do Cras e contratou orientadores de atividades lúdicas.
Atualmente, os Cras dos bairros Bacuri e Santa Rita já possuem, cada um, uma unidade Espaço Conviver. Segundo a secretária Miriam Reis, a expectativa é ampliar o programa para todos os Cras do município. (Comunicação)
Comentários