Em contraposição ao cenário nacional, de alarde da dengue, Imperatriz vem reduzindo o número de notificações da doença. Além de diminuir em 65% o número de casos no ano de 2012, no primeiro trimestre de 2013 houve uma queda ainda maior no percentual de casos.
Conforme explica a Secretária Municipal de Saúde, Conceição Madeira, "nos meses de janeiro, fevereiro e março, de 2012 foram registrados 144 casos, em 2013, ainda sob investigação, para confirmação dos dados estatísticos, já é possível afirmar que a redução é considerável".
Segundo a coordenação da Vigilância em Saúde, a redução é significativa e de suma importância para a população de Imperatriz. "Todas as atividades continuam sendo intensificadas, estaremos unidos na luta contra a dengue, visto que esse resultado é fruto do trabalho de equipe", destaca Conceição Madeira.
De acordo com a secretária, é fundamental que a vigilância continue, tanto das equipes de saúde quanto da comunidade. "Tendo em vista que mesmo com os índices diminuindo pode-se voltar à área de risco se a população não estiver atenta".
A fim de chamar a atenção da população para esta questão, a Coordenadora da Vigilância em Saúde, Wilderlânia Aguiar, informa que a Prefeitura lança Campanha Publicitária com o tema: 'Dengue mata, não podemos baixar a guarda'.
"A Campanha visa alertar a todos, que mesmo com a melhora nos índices de notificação da doença, é necessário que cada um faça sua parte. Continuaremos com nossas ações de rotina, como por exemplo, nebulização espacial e visitas residências por parte dos agentes de endemias. Mas cada cidadão imperatrizense tem que continuar contribuindo, ou seja, ele tem que continuar sendo um vigilante, não deixando água parada, porque sabemos que se deixarem recipientes com água parada, este vira reservatório do mosquito Aedes aegypti." (Maria Almeida - ASCOM)
Publicado em Cidade na Edição Nº 14651
Comentários