Domingos Cezar
A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais - SEMA está ultimando os preparativos para a IV Conferência Estadual do Meio Ambiente - COEMA, que se realizará no período de 3 a 5 de setembro, no Centro de Convenções Governador Pedro Neiva de Santana, Sítio Rangedor, em São Luís.
As Conferências Regionais foram realizadas com êxito, razão porque todos os delegados eleitos estão sendo convocados para que se possa construir um fórum qualificado de discussão, avaliação e compartilhamento de responsabilidade para o aprimoramento da política ambiental do estado do Maranhão.
Os coordenadores da IV COEMA informam aos delegados e às pessoas que desejam participar da Conferência, que façam sua pré-inscrição antecipada no evento no site da SEMA para que eles possam avaliar com segurança a participação de delegados de todos os municípios que realizaram suas conferências municipais.
Eles observam, ainda, ser de fundamental importância que os delegados, no ato da pré-inscrição, escolham um dos quatro grupos de trabalho que têm interesse de participar. A coordenação orienta também que os delegados levem propostas de sua cidade ou região visando interagir com todas que serão apresentadas durante a conferência.
Delegados - Os delegados eleitos na Conferência Municipal do Meio Ambiente, realizada dia 5 de junho passado, e que representarão Imperatriz na IV Conferência Estadual são os seguintes: Sociedade Civil - professor José de Ribamar Macedo Costa (UFMA), professora Diana Barreto Costa (UEMA), ambientalista Domingos Cezar (Fundação Rio Tocantins - Memorial do Pescador).
Setor Empresarial - Engenheiro Luís Carlos Salani (Associação Comercial e Industrial de Imperatriz - ACII). Poder Público - bióloga Ivanice Cândido Lima Falcão Almeida (Secretaria Municipal de Planejamento Urbano e Meio Ambiente - SEPLUMA) e a professora Ivetilde Delgado Mota (Secretaria Municipal de Educação - SEMED).
Visita - Na próxima segunda-feira (26), os conselheiros realizam uma visita ao canteiro de obras da Suzano Papel e Celulose, bem como nas margens do rio Tocantins, onde está sendo construído o sistema de captação das águas que vão mover a indústria. De acordo com a presidente do Conselho municipal de Meio Ambiente - COMMAM, Ivanice Cândido, essas visitas estão sendo realizadas em outros empreendimentos.
"Essas visitas são de fundamental importância para o Conselho Municipal do Meio Ambiente porque temos a responsabilidade de acompanhar se esses novos empreendimentos estão cumprindo com a legislação ambiental", afirma Ivanice Cândido. Ela observou que a Ecoservice - Gestão de Resíduos foi a última empresa visitada pelos conselheiros.
Publicado em Cidade na Edição Nº 14785
Comentários