Domingos Cezar
Realizada na semana passada, a Conferência Municipal de Meio Ambiente elegeu os delegados que representarão o município de Imperatriz na etapa Estadual, que se realizará no início de setembro, em São Luís. Além da participação ativa da comunidade, o evento contou com a presença do prefeito Sebastião Torres Madeira, autoridades e conferencistas.
Ao usar da palavra, Sebastião Madeira falou de sua preocupação com os recursos naturais, os quais, segundo ele, estão se exaurindo. Ele lembrou que a população brasileira aumentou muito nos últimos 50 anos e com isso aumentaram também os problemas ambientais, "principalmente nas cidades que se aglomeram grandes populações e problemas diversos", disse o gestor imperatrizense.
Madeira observou, entretanto, que a Prefeitura de Imperatriz tem procurado, por intermédio da Secretaria de Planejamento Urbano e Meio Ambiente (Sepluma), cumprir o dispositivo da lei federal que orienta os municípios com uma população superior a 20 mil pessoas a se adequarem na destinação correta dos resíduos sólidos (lixo). "Passamos estes três dias traçando caminhos para que Imperatriz se torne uma cidade preparada para enfrentar os problemas ambientais que ora se apresentam", concluiu.
Na ocasião, foram apresentadas e votadas em plenário as propostas baseadas nos seguintes eixos: Produção e Consumo Sustentável, Redução de Impactos Ambientais, Geração de Emprego e Renda e Educação Ambiental. A coordenação da Conferência Municipal concedeu 20 minutos para que todos os grupos apresentassem suas propostas.
Imbróglio - Como alguns delegados que foram eleitos não tinham indicação de suas respectivas entidades que estava em mãos de outros, a comissão organizadora do evento reuniu-se, inicialmente, com a assessoria jurídica da Secretaria Municipal de Planejamento Urbano - Sepluma, para estudar cada caso. Somente na manhã dessa segunda-feira (10) a comissão anunciou os nomes dos delegados e encaminhou-os para a coordenação da Conferência Estadual.
Os delegados que representarão o município de Imperatriz na IV Conferência Estadual do Meio Ambiente são os seguintes: Sociedade civil - Professor José Ribamar Macedo Costa (UFMA), professora Diana Barreto Costa (UEMA), ambientalista Domingos Cezar Ribeiro (Fundação Rio Tocantins). Setor empresarial - engenheiro Luis Carlos Salani (ACII). Poder Público - Ivanice Cândido Lima Falcão Almeida (SEPLUMA) e Ivetilde Delgado Mota (SEMED).
Publicado em Cidade na Edição Nº 14725
Delegados que representarão Imperatriz na Conferência Estadual de Meio Ambiente são escolhidos
Na etapa municipal, Madeira destacou sua preocupação com os resíduos sólidos do município
Comentários