Domingos Cezar
Durante todo o sábado (22), no auditório da Associação Médica de Imperatriz, cerca de 300 pessoas, entre autoridades civis, militares, representantes de entidades sociais, professores e estudantes, participaram ativamente da II Conferência Municipal de Proteção e Defesa Civil, que teve como tema central “Proteção e Defesa Civil: Novos Paradigmas para o Sistema Nacional”.
Sob a coordenação da engenheira de Segurança, Ruth Carvalhal Borges, da Comissão Organizadora Nacional da Conferência de Meio Ambiente e do engenheiro Flávio Correia de Sousa, representante do Conselho Federal de Agronomia e Engenharia, convidados especiais do evento, a assembleia participou ativamente dos quatro eixos temáticos da II Conferência Municipal.
Os eixos debatidos foram os seguintes: I – Gestão Integrada de Riscos e Resposta a Desastres, II – Integração de Políticas Públicas relacionadas à Proteção e a Defesa Civil, III – Gestão do Conhecimento em Proteção e Defesa Civil e IV – Mobilização e Proteção de uma Cultura de Proteção e Defesa Civil na busca de Cidades Resilientes (cidades que estão preparadas para reagir frente a desastres).
A II Conferência Municipal foi aberta, oficialmente, pelo prefeito Sebastião Madeira, que ao final da primeira parte fez um pronunciamento reafirmando as ações da Superintendência Municipal de Defesa Civil, fazendo rasgados elogios ao superintendente Francisco das Chagas Silva, o Chico do Planalto, bem como sua equipe. Em seguida, foi lido e aprovado o regimento interno com poucas interferências.
O objetivo geral da II Conferência Municipal, conforme destaca Chico do Planalto, é promover e fortalecer a participação, o controle social e a integração das políticas públicas relacionadas à Defesa Civil, tendo em vista os novos paradigmas para a Proteção e a Defesa Civil. Chuvas fortes, deslizamentos de terra, enchentes e outros desastres naturais foram temas abordados na II Conferência.
O cerimonial designou a participar da mesa diretora da abertura do evento, o prefeito Sebastião Madeira; o superintendente de Defesa Civil, Francisco das Chagas Silva; promotor Jadilson Cerqueira (Promotoria de Meio Ambiente), Coronel Ubirajá Figueredo (3º GBM), engenheira Ruth Carvalhal, engenheiro Flávio Correia de Sousa, Capitão Costa Araújo (50º BIS), Tenente Rafael Lima (Corpo de Bombeiros), Ana Paula Moreira (1ª Secretária da Associação dos Bombeiros Civis do Maranhão), professora Rutiléia Lima (IFMA) e secretário Richard Seba (Sepluma).
Comentários