No primeiro semestre de 2011, após uma notável participação nos Jogos Universitários Imperatrizenses, as equipes de vôlei, atletismo, futsal e judô conseguiram se classificar para a etapa estadual dos Jogos Universitários Maranhenses (JUMs - 2011).
A competição estadual aconteceu no período de 19 a 26 de agosto, na capital. Destaque para Dayana Alves (atletismo), que conseguiu trazer duas medalhas de ouro para casa nos 1500 e 3 mil metros. Paulo Mota conseguiu a primeira colocação em sua categoria no judô e a equipe de voleibol masculino também conseguiu medalha de ouro. Gustavo conseguiu medalha de prata e a equipe de Futsal masculino conquistou o bronze. A Unisulma ficou em 3º lugar na classificação geral, melhor desempenho da instituição até hoje.
Aqueles que se classificaram em primeiro e segundo lugares em suas modalidades/categorias irão participar dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs). A competição será realizada em Campinas-SP, no período de 4 a 12 de outubro. O coordenador Getúlio Melo está confiante em relação ao desempenho da comissão imperatrizense. “Ano passado, tivemos bronze no atletismo, este ano iremos atrás do ouro. Também estamos bastante otimistas com o judô e o voleibol.”
Segundo o coordenador, as equipes têm treinado bastante. Juntamente com essa preparação, os atletas participam de eventos locais para manter o nível de jogo. De 9 a 11 de setembro, será realizada a 10ª edição da Taça Cidade de Vôlei, parceria da Escola Rui Barbosa com a associação dos profissionais de educação física. A equipe da instituição irá competir com os vencedores dos JEIs (Jogos Escolares Imperatrizenses) e com a Seleção Maranhense de Vôlei. Vale ressaltar que a competição é regional e tem massiva participação de equipes dos municípios próximos.
“Nos dois meses que precederam os JUMs, nós treinávamos diariamente”, informou o capitão da equipe de vôlei, Amaury Barbosa. O resultado do esforço foi: nas seis partidas disputadas em São Luís, apenas um set perdido. “Vamos manter o ritmo de treino para a Taça Cidade, onde enfrentaremos a Seleção Maranhense e equipes do Pará e de Açailândia, que são muito fortes”, concluiu.
A Unisulma dá suporte para sua comissão no que diz respeito a transporte, hospedagem e alimentação. Porém, ainda se buscam parcerias para a aquisição de equipamento, agasalhos e outras necessidades. “Todo apoio e incentivo ao esporte é bem-vindo”, ressaltou Getúlio. (Guilherme Barros – ASCOM/UNISULMA)