Em reunião na quarta-feira (29), a coordenação geral do Programa de Imunização do município de Imperatriz divulgou o cronograma apresentado pelo Ministério da Saúde para realização da campanha de vacinação contra o sarampo e a poliomielite em nível nacional e local. O encontro de trabalho realizado no auditório da Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS) reuniu cerca de 200 profissionais que atuam nas unidades de saúde de Imperatriz (técnicos e enfermeiros).
De acordo com Socorro Ribeiro, coordenadora do programa, a campanha contra a poliomielite e de seguimento contra o sarampo em nível nacional será de 8 a 28 de novembro em todas as cidades do Brasil. Em Imperatriz, o período das campanhas contra a poliomielite e de seguimento contra o sarampo será de 8 a 22 de novembro, ou quando atingir a meta, podendo se estender até 30 dias após o dia D.
O Brasil realiza, em 2014, o 35º ano de Campanhas Nacionais de Vacinação contra a Poliomielite e o 25º ano da doença no país, estando livre do poliovírus desde 1990 e todas as ações devem ser mantidas até que aconteça certificação mundial da erradicação deste agente infeccioso. “Em Imperatriz nosso objetivo é manter a elevada cobertura vacinal de forma homogênea em todos os bairros de Imperatriz e zona rural já registrada nas campanhas anteriores e garantir a saúde de nossas crianças”, assinala Conceição Madeira, secretária municipal de Saúde.
Público-alvo - A população alvo para a campanha contra a poliomielite em Imperatriz é de 19.425, para crianças a partir 6 meses de idade até menos de cinco anos.
Com relação à Campanha de Seguimento contra o Sarampo, esta estratégia tem como objetivo resgatar menores de cinco anos ainda não vacinados e corrigir falha primária da vacinação contra sarampo e rubéola, visando garantir a manutenção do estado de eliminação do sarampo e rubéola no país. Para campanha de seguimento de sarampo é 17 mil 038 doses a partir de um ano a menor de cinco anos.
Conceição Madeira comemora os números de combate e controle das doenças e diz que o município vem fortalecendo a cada dia a Atenção Básica para evitar que casos sejam registrados em Imperatriz. “A Vigilância em Saúde, em parceria com a Atenção Básica, tem realizado um trabalho árduo e isso faz com que Imperatriz apresente resultados positivos no combate à pólio oral e ao sarampo”, disse Conceição Madeira.
Casos recentes de poliomielite no mundo
No cenário global da poliomielite, dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) demonstram que entre os anos de 2013 e 2014, 10 países registraram casos da doença, e na sua maioria, decorrente de importações do poliovírus selvagem de países endêmicos ou de países não endêmicos, a saber: a) países endêmicos: Afeganistão, Nigéria e Paquistão; b) países não endêmicos: Somália, Guiné Equatorial, Iraque, Camarões, Síria, Etiopia, Kenia.
No ano de 2014, até o dia 03 de setembro, foram registrados 149 casos da doença, sendo 131 nos países endêmicos (117 no Paquistão, 06 na Nigéria e 08 no Afeganistão) e 18 nos países não-endêmicos.
Comentários