Definido para o próximo 21 de abril, a partir das 8 horas, no auditório do Palácio do Comércio, o “I Colóquio Estado do Maranhão do Sul, sim é possível”, evento que marca a retomada da luta pela divisão do Maranhão e que tem a chancela da recém-criada Associação para o Desenvolvimento da Região Tocantina e do Maranhão do Sul - Adermasul.
Desde sua concepção, a diretoria da Adermarsul tem feito contato com lideranças representativas de todos os municípios que integram o mapa do que será o futuro estado num trabalho de envolvimento e convencimento em torno da causa. Para o jornalista Josué Moura, presidente da entidade, esse colóquio do dia 21, mais do que um encontro de ideias e ideais, vai funcionar como um marco do início dessa nova jornada.
A mais recente mobilização sobre o Maranhão do Sul, lembra o jornalista, foi em 2011. Contudo, depois disso, não se falou mais no assunto. “Até que há pelo menos um ano, ao conversar com outros colegas jornalistas e alguns entusiastas da causa, retomamos a bandeira e em fevereiro demos corpo à Adermarsul, em fase de registro”, informou Josué Moura.
O presidente da Adermarsul avalia ser “uma covardia a região não prosseguir com essa luta que é, sobretudo, justa e possível. Não estamos vendendo a ilusão de que o plebiscito vai logo acontecer e que em breve o estado estará criado. Não, como das outras vezes, teremos muita luta pela frente e a médio ou longo prazo acabaremos logrando êxito, transformando em realidade o sonho de várias gerações de maranhenses desse lado de cá do estado”, concluiu.
Os temas a serem discorridos e debatidos no “I Colóquio Maranhão do Sul, Sim é Possível” serão manuseados pelo jornalista, consultor e escritor e enciclopedista Edmilson Sanches, pelo advogado, ex-juiz do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins, Hélio Miranda, e pelos professores Enéas Rocha e Esmerahdson de Pinho.
Profundo pesquisador da história desse lado do Estado, autor de diversos textos sobre o Maranhão do Sul, o jornalista Edmilson Sanches discorrerá sobre os “Aspectos históricos e humanos da luta pela divisão territorial do Estado do Maranhão do Sul”, palestra considerada pela diretoria da Adermarsul fundamental para que se rememore os caminhos dessa luta de quase 200 anos.
Já o advogado Hélio Miranda, que possui larga militância nos tribunais superiores, falará sobre os “Aspectos Políticos e Jurídicos da Criação de um novo Estado”.
Miranda, que também é professor universitário, tem na bagagem a participação na luta pela criação de dois novos estados: uma tentativa de dividir o Rio Grande do Sul e, anos depois, o exitoso movimento que criou o Estado do Tocantins. “Um nome que trará brilho ao evento”, comenta o advogado Oziel Vieira, membro da diretoria da Adermarsul.
O economista Enéas Rocha e o administrador de empresas Esmerahdson de Pinho, ambos com mestrado e doutorado em Desenvolvimento Regional, vão dividir o tema “Realidade Econômica brasileira, desenvolvimento regional, e as potencialidades econômicas do Maranhão do Sul”. “A histórica bandeira do Maranhão do Sul pontua a linha de pesquisa desses dois jovens senhores nos seus estudos de doutoramento. Vamos aprender muito com eles”, ressalta a ex-vereadora Conceição Formiga, também da Diretoria da Adermarsul.
PROGRAMAÇÃO
Dia 21 de abril, no auditório do Palácio do Comércio
Público alvo: Estudantes, professores, profissionais liberais, líderes classistas, políticos, empresários, simpatizantes da causa em geral.
8h: Abertura solene, boas vindas
8h10: Palavra inicial e breve resumo sobre os passos dados nesse “novo movimento” (Josué Moura)
8h20: Apresentação das peças da campanha de marketing do movimento (Start Mídia)
8h40: Apresentação artística
9h: Aspectos históricos e humanos da luta pela divisão territorial do Estado do Maranhão (Edmilson Sanches)
9h30: Aspectos políticos e jurídicos da criação de um novo Estado (Hélio Miranda)
10h10: Realidade econômica brasileira, desenvolvimento regional e as potencialidades econômicas do Maranhão do Sul (Esmerahdson/Enéas)
10h40: Debates/tribuna livre
11h30: Encerramento
Comentários