O superintendente Chico do Planalto destaca ações de parceria com o Ceste

O superintendente municipal da Defesa Civil, Francisco das Chagas Silva, o Chico do Planalto, informou à reportagem que recebeu, na semana passada, a visita de cortesia de técnicos do Consórcio Estreito Energia (Ceste). Ele considerou positivo o encontro que serviu para estreitar o relacionamento entre as duas instituições. “Nós trabalharemos em parceria nestes próximos meses, quando iniciar-se o período invernoso”, disse.
Ele reitera a preocupação do consórcio Ceste em repassar, em tempo hábil, informações alusivas à vazão de água da hidrelétrica de Estreito, considerado de suma importância para a realização de ações preventivas junto às comunidades ribeirinhas ao longo do rio Tocantins. “Nós acreditamos neste intercâmbio como forma de fazermos um trabalho preventivo junto aos moradores dos bairros ribeirinhos de Imperatriz”, frisa.
Chico do Planalto entende que desta forma os moradores e a Defesa Civil, órgão da Prefeitura de Imperatriz, não serão pegos de surpresa por enchentes do rio Tocantins, causadas principalmente pela liberação da vazão d’água da hidrelétrica de Estreito. “Temos mantido um relacionamento institucional com os diretores do Ceste, inclusive visitando-os para verificar o funcionamento da usina hidrelétrica de Estreito”, acrescenta.
O superintendente da Defesa Civil observa que, embora não tenha ainda iniciado o período chuvoso, é preciso estar em alerta para eventuais surpresas, caso sejam registrados pontos de alagamentos não apenas nos bairros do setor Beira-Rio, como também em outros por onde cortam riachos que atravessam a cidade de Imperatriz. “Essa tem sido preocupação desde o começo do mandato do prefeito Sebastião Madeira”, frisou.
O diretor-geral de operações do consórcio Ceste, Odilon da Gama, reconheceu a qualidade da equipe técnica da Defesa Civil de Imperatriz. “Nós observamos que o órgão está muito bem preparado para os assuntos pertinentes à Defesa Civil”, afirmou.
Ele ressaltou que, por recomendação do Ministério Público, o consórcio mantém um estreito entendimento com a Defesa Civil no sentido de fornecer informações técnicas sobre previsão de vazão e assessoria técnica a questões ligadas à Defesa Civil. “A previsão dos dados fornecidos pelo Consórcio Estreito Energia certamente ajudarão neste trabalho realizado pela Defesa Civil de Imperatriz”, concluiu. (Comunicação)