Estação telemétrica começa a ser utilizada pela Defesa Civil de Imperatriz

Gil Carvalho

A Superintendência Municipal da Defesa Civil, em parceria com o Consórcio Estreito Energia (Ceste), implantou uma estação telemétrica em Imperatriz. O objetivo é realizar o monitoramento do índice pluviométrico das chuvas e o nível do rio Tocantins, segundo informou ontem à reportagem o coordenador Francisco das Chagas Silva, o Chico do Planalto.
Ele explicou que anteriormente o trabalho de aferição do nível do rio Tocantins era feito por meio de uma “régua manual” elaborada pelo sargento Miranda, do 3º Grupamento de Bombeiro Militar (3º GBM). “Ele (sargento Miranda) usou a base da ponte dom Affonso Felippe Gregory para construir essa ‘régua’ para realizar o monitoramento do nível do rio Tocantins”, conta.
Chico do Planalto considera um grande avanço a implantação da estação telemétrica que divulgará com precisão – diariamente – a quantidade de chuvas e o nível do rio Tocantins, tudo via internet, sem a necessidade de deslocar técnicos para realizar o monitoramento no leito do rio Tocantins. “Essa estação abastecerá de informações o banco de dados da Superintendência da Defesa Civil de Imperatriz”, disse.
Em caso de alerta, diz Chico do Planalto, os dados serão repassados à comunidade das áreas de riscos, principalmente dos bairros Beira-Rio, Vila Leandra, Curtume e Caema. E ainda aos moradores que residem próximos de riachos e córregos que atravessam os bairros de Imperatriz. “A nossa bacia hidrográfica nas situações mais volumosas não consegue conter o volume de água, potencializando cheias, enchentes e alagamentos. Porém, com a utilização dessa tecnologia, acreditamos que será possível executar um planejamento”, finalizou.