Acompanhando diariamente o comportamento das águas do rio Tocantins, o superintendente municipal de Proteção e Defesa Civil, Francisco das Chagas Silva, o Chico do Planalto, informou, com certa preocupação, que, na manhã de quinta-feira (2), as pedras da Praia do Meio estavam aparecendo e em nível zerado.
"Lembramos que este fenômeno acontece em razão da Serra da Mesa ter trabalhado com uma vazão entre 300 a 400 metros cúbicos de água por segundo", explica Chico do Planalto, observando que esta operação é verificada geralmente no período do veraneio, ou seja, entre os meses de julho a outubro.
O superintendente lembra, ainda, que todas as chuvas que caíram a montante do lago da Serra da Mesa foram aproveitadas para regulamentar o nível do rio, que sobreviveu com as chuvas a jusante da barragem. "Lembramos que em boa parte da cidade de Brasília já está sendo feito racionamento de água".
Chico do Planalto chama a atenção dos moradores de Imperatriz que procurem também racionar água, pois o que se prevê é uma nova seca, caso se tenha uma estiagem tão duradoura quanto a do ano passado. "Aos navegantes do rio Tocantins, cuidado, pois começam a surgir obstáculos para a navegação", alerta.
Filho de pescador e com uma vivência diária com o rio Tocantins, o jornalista e ambientalista Domingos Cezar concorda com o superintendente. "Tivemos um inverno rigoroso, mas podemos ter também uma estiagem rigorosa, e certamente poderemos ter uma nova seca", alerta o ambientalista.
A preocupação do ambientalista é porque, segundo ele, nessa época do ano não era comum no passado as praias já estarem aparecendo, muito embora as chuvas continuem com certa regularidade. "A população deve se preparar para que não tenhamos constantes cortes de água durante o verão", conclui Domingos Cezar. (Assessoria/FRT)
Publicado em Cidade na Edição Nº 15866
Defesa Civil orienta por racionamento de água
Preocupação também é do diretor da Fundação Rio Tocantins
Comentários