Cuidados buscam manter preservação das áreas de banho

A Superintendência Municipal de Proteção e Defesa Civil alerta banhistas e frequentadores a não jogarem restos de comida dentro d'água e lixo nas áreas de banho do rio Tocantins. A iniciativa busca conscientizar a população sobre o descarte correto do lixo, nas Praias do Cacau e do Meio, devido ao intenso fluxo de visitantes.

Para a secretária executiva e bióloga da Defesa Civil, Elayne Cristina, jogar alimentos pode favorecer o aparecimento de animais aquáticos. "Essa prática atrai não só arraias, mas também cobras d'água e até piranhas que vêm procurar comidas", explica.
"A Prefeitura não tem medido esforços para cuidar da nossa cidade e torná-la um lugar melhor para se viver. Trabalhamos no sentido de orientar e informar a população sobre os cuidados e a manutenção desses locais, que são de grande importância para os moradores e turistas", destaca o superintendente da Defesa Civil, Josiano Galvão.
Segundo ele, para garantir a segurança dos frequentadores e banhistas, agentes da Defesa Civil permanecem de prontidão diariamente no local. "Nos finais de semana e feriados, os serviços são redobrados nas duas praias, demarcando, sinalizando e inspecionando as áreas de banho".
De acordo com o monitoramento, o nível de água do rio Tocantins estava a 2.36 m³ abaixo de zero, na segunda-feira, 13. "A situação é estável e comum nesta época do ano, é quando as hidrelétricas passam a ter um aproveitamento mínimo, abrindo espaço para que ocorra a baixa das águas durante a temporada de praias do rio Tocantins", esclarece Josiano. (Francisco Lima - Ascom)