Criança salva por um guarda vida recebe atendimento na barraca da Defesa Civil.

No período de veraneio do primeiro mandato do ano 2009, o prefeito Sebastião Madeira reuniu seus auxiliares e foi enfático em cobrar deles alguns itens que ele considerava estratégicos para que o evento tivesse êxito. Entre os principais itens, a segurança dos banhistas e o atendimento com civilidade para que os turistas retornassem.

Para que pudesse propiciar toda uma estrutura aos barraqueiros, vendedores ambulantes e, sobretudo, aos frequentadores das praias do Cacau e do Meio, os dois balneários que pertencem a Imperatriz, a primeira providência da prefeitura foi instalar eletrificação para alimentar de energia as barracas e o palco das apresentações artísticas.
Sebastião Madeira delegou a coordenação-geral para a Superintendência Municipal de Proteção e Defesa Civil, que tem como titular Francisco das Chagas Silva, o Chico do Planalto. Em seguida buscou as parcerias com os organismos de segurança, como a Polícia Militar, Guarnição do 3º Grupamento do Corpo de Bombeiros e Marinha do Brasil.
A partir desta parceria passou a responsabilidade ao Corpo de Bombeiros para que treinassem os 30 guardas vidas contratados pela prefeitura visando monitorar os banhistas dentro da área de segurança estabelecida e marcada pela Defesa Civil. Desta forma, entendia o prefeito, os frequentadores dos dois balneários tinham toda segurança.
De acordo com Chico do Planalto, apesar de todos esses cuidados, alguns pais, por uma razão ou outra, se distancia dos filhos, quando estes imprudentemente buscam os lugares mais fundos da praia. "Foi o que aconteceu no último domingo, quando uma criança se distanciou, já ia afundando nas águas, mas foi salvo a tempo por um guarda vida", afirma.
Chico do Planalto disse que a criança foi levada imediatamente para a barraca de apoio da Defesa Civil, onde foi atendida por uma equipe do SAMU, que se encontra todo final de semana à disposição da coordenação do veraneio na Praia do Cacau. "Graças a Deus a criança foi salva por interveniência do guarda vida que estava atento no seu trabalho".
O superintendente observou que durante os oito anos de veraneio, da atual administração municipal, não foi registrado nas praias de Imperatriz um só caso de afogamento. Lembrou que somente esse ano, quatro afogamentos foram registrado em praias do estado do Tocantins. Ele orientou, entretanto, que os pais evitem bebida alcoólica em demasia e dê mais atenção aos seus filhos.  Domingos Cezar [ASCOM]