Vistorias garantem a segurança da população

Equipe da Superintendência Municipal de Proteção e Defesa Civil, Sumpdec, mantém os trabalhos de vistorias em estabelecimentos comerciais como revendedoras de gás de cozinha, postos de combustíveis, cerâmicas, casas de eventos, hotéis e Shopping Center. Inspeção visa garantir segurança para frequentadores e funcionários desses locais.
Josiano Galvão, superintendente da Defesa Civil, explica que o objetivo é checar a clandestinidade, condições de segurança, além de minimizar riscos de acidentes. "Propósito é certificar se esses locais apresentam riscos e se estão funcionando dentro da legalidade", afirma. 
Segundo ele, secretarias e órgãos da Prefeitura também passam por vistoria. "Por determinação do prefeito Assis Ramos, prédios e órgãos da Prefeitura também estão sendo inspecionados, sobretudo a parte elétrica, vez que são eles a principal causa de incêndios em instalação mal elaborada ou conservadas", conclui. 
Helimar Abreu, técnico de segurança do trabalho da Defesa Civil, fala sobre a importância das inspeções. "Os trabalhos incidem em inspecionar as questões estruturais desses estabelecimentos, vez que o comércio irregular e o mau uso de alguns produtos oferecidos, como o gás de cozinha, podem ocasionar explosões, incêndios, e até mortes", afirma. 
Trabalhos consistem em checar extintores com cargas vencida, hidrantes, pára-raios, placas de sinalização, rachaduras de paredes, acessos e saídas de emergências, revitalização das plataformas, limpeza da área dos depósitos, estrutura, parte elétrica, sinalização com luz de emergências, entre outros itens. Também são chegados se os Alvarás de Licenciamento da Prefeitura, Defesa Civil e Corpo de Bombeiros estão em dias.
Informações, denúncias e elogios podem ser feitas via WhatSapp (99) 99152-0832, ou diretamente no órgão, Rua Rafael de Almeida, nº 600, Bairro São Salvador, das 8h às 14h, de segunda a sexta-feira. (Francisco Lima-Ascom)