Período de veraneio tem previsão para iniciar neste sábado, 15 - Assessoria

A Prefeitura, por meio da Superintendência Municipal de Proteção e Defesa Civil, tem intensificado as medidas de orientação nas praias do Rio Tocantins, devido o aumento do fluxo de pessoas. Objetivo é garantir a segurança dos banhistas zelando pelo cumprimento do último decreto municipal, e alertar sobre os riscos de afogamento.

De acordo com o superintendente, Josiano Galvão, a equipe está trabalhando para que as restrições estabelecidas pela Prefeitura sejam cumpridas. “Desde o início do mês notamos que muita gente tem frequentado as praias mesmo sem a abertura oficial que está prevista para o dia 15, diante disso, optamos por reforçar e trabalhar em conjunto mesmo sem a estrutura concluída para que não ocorra mais nenhuma fatalidade de afogamento e as pessoas sigam as recomendações de não proliferação do coronavírus”. 
O superintendente ressalta ainda que a equipe está com um trabalho proativo de orientação aos banhistas durante o patrulhamento ostensivo, principalmente para as pessoas do grupo de risco como crianças, idosos e grávidas que insistem em ir às praias. 
Além disso, dicas importantes como não não ingerir bebidas alcoólicas ao entrar no rio; evitar entrar na água logo após se alimentar; não entrar no rio após longa exposição ao sol; não desviar a atenção um só instante a crianças maiores de 12 anos, obedecer a demarcação imposta pelos órgãos responsáveis. (Islene Lima-Ascom)

Decreto
O decreto nº 82, de 26 de Junho de 2020, editado pelo prefeito Assis Ramos, flexibilizou a abertura das praias de Imperatriz, no período de 15/08/2020 a 15/09/2020. Essa data pode ser revista, caso necessário, de acordo com a estrutura e deverão ser observadas as seguintes restrições:
I – vedado o acesso de veículos, exceto quando pertencentes aos órgãos de fiscalização municipal, estadual e federal;
II – obrigatório o uso de máscaras pelos funcionários dos estabelecimentos comerciais;
III – banhista deve se locomover na praia utilizando máscaras e só é permitido retirá-la ao sentar-se à mesa ou quando estiver consumindo alimentos, bebidas ou durante o banho;
IV – os grupos de risco e crianças menores de 6 anos de idade não estão autorizados a frequentar as praias;
V – proibido o acesso de animais de estimação;
VI – será permitida a realização de torneios esportivo de pipas (linhas sem cerol) em área que será demarcada pela Defesa Civil.