O superintendente municipal de Defesa Civil, Francisco das Chagas Silva, o Chico do Planalto, informou que o órgão começou nesta semana a realizar uma intensa campanha de fiscalização dos postos de revenda de combustíveis em Imperatriz. “Em 2009, começamos a desenvolver esse trabalho, onde tínhamos trinta postos de combustíveis, sendo que apenas seis estavam em situação regular”, lembra.
Ele explicou à reportagem que a fiscalização consiste em verificar a regularidade dos seguintes documentos: alvará de funcionamento; certificado de uso e ocupação do solo; certificado da Defesa Civil e da ANP (Agência Nacional do Petróleo). “Esse trabalho tem sido minucioso em todos os postos de combustíveis de Imperatriz”, garante.
Chico do Planalto justifica que o objetivo da fiscalização é verificar in loco questões relacionadas à segurança dos usuários e do patrimônio, bem como a regularidade de funcionamento do estabelecimento de revenda de combustíveis. “Esse é um trabalho de caráter preventivo, com o objetivo de evitar sinistros”, detalha.
O superintendente ressalta que no exercício do ano anterior foram fiscalizados 45 postos de combustíveis, buscando regularizá-los junto à Defesa Civil de Imperatriz. “Esse é um trabalho rotineiro. Já estamos no terceiro mês do ano de 2012 e apenas seis postos solicitaram do nosso órgão a vistoria no estabelecimento”, disse.

Fiscalização

Chico do Planalto informou ainda que os fiscais da ANP buscam no começo do segundo semestre informações sobre quais postos de combustíveis ainda não se regularizaram junto à Defesa Civil. “Esse trabalho tem sido bem recebido pelos proprietários de postos de combustíveis que são conscientes da necessidade de regularidade anualmente do estabelecimento”, finalizou. (Por Gil Carvalho/Comunicação)