Parceiro da Defesa Civil, Exército e seus homens prontos para ajudarem na mudança

O superintendente municipal de Proteção e Defesa Civil, Francisco das Chagas Silva, o Chico do Planalto, vem enfrentando sérios problemas com as 16 famílias que deverão ser removidas o mais breve possível de uma área de risco, nas margens do riacho Bacuri, no bairro da Caema.
A remoção dessas famílias é uma determinação do Ministério Público, que esteve acompanhando uma equipe da Defesa Civil e constatou que a qualquer momento as casas podem desabar com as chuvas nesse período invernoso.
Para acolher essas pessoas, a Prefeitura de Imperatriz, por intermédio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano – SEDES, alugou uma vila de casas no bairro Santa Rita, enquanto a construtora entrega às famílias suas residências do programa “Minha Casa, Minha Vida”.
Não obstante a situações como essas, a Defesa Civil fez este ano o deslocamento e remoção das famílias atingidas pela cheia do rio Tocantins aos abrigos e alojamentos, a maioria deles situada no Parque de Exposição, gentilmente cedido pela diretoria do SINRURAL.
O superintendente Chico do Planalto observa que houve este ano uma inundação excepcional no dias 12, 13 e 14 de março, afetando os bairros Beira Rio, Caema, Curtume e Vila Leandra. “A enchente foi breve, mas foi necessário fazer o deslocamento de ida e volta dessas famílias”, explica o superintendente.
 “Houve o remanejamento de 134 famílias e 539 pessoas, sendo que 44 famílias (179 pessoas) encontraram-se abrigadas no Parque de Exposição e 90 famílias (360 pessoas) se mantiveram alojadas na casa de parentes”, informa Chico do Planalto, ressaltando que o órgão já se prepara neste período invernoso. (Domingos Cezar/ASCOM)