Faltando pouco mais de um mês para a abertura oficial do período veraneio, já é visível o número de pessoas que frequentam diariamente a orla do rio Tocantins em Imperatriz. Como forma de minimizar os acidentes e proporcionar uma diversão segura, a Superintendência Municipal de Proteção e Defesa Civil, Sumpdec alerta aos frequentadores e banhistas sobre os cuidados de acidentes e afogamentos. Segundo o órgão, áreas de banho não contam com nenhuma estrutura de segurança.
De acordo com o boletim da Defesa Civil desta quinta-feira, 6, registrou uma leve baixa no nível das águas de -0.97 centímetros abaixo de zero, com vazão de 1.574,38 metros cúbicos por segundo. Segundo o monitoramento, as previsões de vazão para as próximas horas são de: 1.952,00 m³/s para 24h, 1.258,00 m³/s para 48h e 72h.
O superintendente da Defesa Civil, Josiano Galvão, alerta para os cuidados ao entrar na água. "Profundidade, buracos, água turva e forte correnteza são alguns dos fatores que torna o banho completamente inseguro e arriscado, mesmo em áreas que aparenta ser seguro e calmos", destacou.
Segundo ele, outro cuidado importante para quem frequenta as encostas do rio é não tirar as crianças de vista. "Crianças e adolescentes devem ser observadas o tempo todo pelos pais ou responsáveis, mesmo em locais que aparentam ser seguros, já que elas não têm percepção clara dos riscos e podem se exaltar na hora do banho", explica.
Ele destaca outros cuidados ao entrar na água. "Com a chegada do verão as pessoas procuram as margens do rio para aliviar o calor. Um dos passos principais é não exceder na ingestão de bebidas alcoólicas, vez que o álcool pode minimizar os reflexos e provocar acidentes e afogamento", alerta.
A Prefeitura de Imperatriz, por meio da Sumpdec trabalha os preparativos para temporada oficial de praias 2019, previsto para o mês de julho, com extensa programação nas praias do Meio e Cacau. (Francisco Lima)
Comentários