Para Chico do Planalto, Defesa Civil está pronta para o período de inverno

Domingos Cezar

“Estamos preparados para enfrentar o período chuvoso que está começando”. A afirmação é do coordenador municipal da Defesa Civil, Francisco das Chagas Silva, o Chico do Planalto. Ela revelou que, com o início do período chuvoso, as demandas aumentam por parte da população que necessita dos serviços da Superintendência.
Como a previsão do tempo revela enchentes em vários estados de outras regiões, é previsível que, com as chuvas que caem nas regiões Norte e Centro-oeste, o rio Tocantins venha a subir, o que obrigas as hidrelétricas, principalmente a de Estreito, a abrir suas comportas para liberar a enorme quantidade de água.
Em face a essa situação, o coordenador da Defesa Civil começa a cadastrar moradores de áreas que podem ser atingidas pelas águas do rio Tocantins e seus afluentes que cortam a cidade. Chico do Planalto informa que esse cadastramento será feito com moradores dos bairros do Cortume, Beira Rio, Caema e Leandra.
Ele explica que o cadastramento se faz necessário para que a Prefeitura Municipal, através de suas secretarias, principalmente a de Saúde (Semus) e a de Desenvolvimento Social (Sedes), possa prestar atendimento à população atingida pelas enchentes. Com o cadastramento, a Defesa Civil sabe quantas pessoas e em quais locais elas podem ser removidas.
De acordo com Chico do Planalto, a Defesa Civil tem a responsabilidade de fazer esse acompanhamento e transportar as famílias para os devidos abrigos. A Secretaria de Saúde, com toda sua estrutura, cuida do controle de doenças, enquanto a Secretaria de Desenvolvimento Social, junto à Defesa Civil, fica com a responsabilidade de distribuir alimentos durante esse período.
Chico do Planalto afirma que, independente desse setor, a Defesa Civil continua atenta na fiscalização a postos de gasolinas, no armazenamento e comercialização do GLP (gás de cozinha) e a bares e similares.
“Nesse período aumentam as demandas, pois atendemos a dezenas de moradores que diariamente nos procuram, porém estamos preparados para proporcionar um bom atendimento a todas as pessoas que precisam de nossa ajuda, até porque essa é uma determinação do prefeito Sebastião Madeira”, conclui o superintendente.