Uma equipe da Superintendência Municipal de Proteção e Defesa Civil, sob o comando do superintendente Francisco das Chagas Silva, o Chico do Planalto, esteve, na última quarta-feira (4), cumprindo seu papel de desobstruir margens e rotatórias da BR-010, no perímetro urbano.
Dessa feita, a desobstrução ocorreu na rotatória que dá acesso ao estado do Tocantins, nas proximidades do Parque de Exposição Lourenço Vieira da Silva. No local, um morador com residência fixa no bairro Santa Rita implantou um barraco onde costumeiramente passava os finais de semana. A informação foi repassada para a Defesa Civil pelo próprio morador.
De acordo com Chico do Planalto, o cidadão já havia feito o plantio de feijão e milho, "porém o orientei que ele poderia fazer a colheita do produto cultivado, nas sem construir qualquer tipo de edificações, seja barraco simples ou em alvenaria". O barraco foi imediatamente demolido.
O superintendente lembrou que esse tipo de desocupação é bem diferente da desobstrução dos vendedores de redes e de outras mercadorias que comercializavam no canteiro da BR-010, no perímetro urbano. "Nesse caso, orientamos o cidadão que continue com seu plantio, faça sua colheita, mas observamos que ele não faça edificações".
A equipe da Defesa Civil fez a retirada da edificação construída no canteiro central da BR-010 e vai continuar demolindo todas que encontrar. No canteiro central em frente à entrada da Avenida Bernardo Sayão, a equipe fez a retirada de um morador de rua e seus pertences. Ele foi encaminhado ao Centro Pop, instituição da prefeitura que cuida de moradores de ruas e dependentes químicos.
Desobstrução
A desobstrução de uma área do canteiro da BR-010, nas proximidades da entrada da Vila Lobão, foi bastante comentada pelos internautas. Uma minoria, que sempre demonstra ser contra tudo e todos, não aprovou a ação da Defesa Civil. Porém, as pessoas que sonham com uma cidade mais bonita e mais humana foram favoráveis.
O superintendente acolheu as críticas dos que torcem por uma má administração, porque entende que são pessoas que não querem o bem da cidade. "Nós estamos realizando nosso trabalho, sob a orientação do prefeito Assis Ramos, e vamos cumprir à risca suas determinações, porque ele quer o melhor para o município", afirma.
Chico do Planalto observou que os vendedores que utilizavam o canteiro da BR-010 para comercializar seus produtos, principalmente redes, são pessoas que vêm de outros estados, não possuem alvarás, não pagam impostos. "Desta forma, eles prejudicam os comerciantes locais, que pagam impostos, geram emprego e renda", concluiu o superintendente. (Domingos Cezar/ASCOM)
Comentários