Recadastramento é realizado anualmente pela Defesa Civil

Hemerson Pinto

Antes do tempo previsto, a Defesa Civil do Município de Imperatriz conclui o recadastramento das famílias ribeirinhas. No total, foram catalogadas 519 famílias, enquanto no ano passado 466 famílias habitavam as margens do rio Tocantins.
O recadastramento percorreu os bairros Caema, Curtume, Leandra e Beira-Rio com visitas realizadas sempre no período matutino. O trabalho identificou 56 casas desocupadas, 16 imóveis disponíveis para locação e 12 imóveis pertencentes a prédios públicos e religiosos.
Para concluir o processo, a Defesa Civil precisou retornar após uma primeira visita em 149 residências. Sete famílias se recusaram a passar informações para o cadastrado feito todos os anos pelo órgão municipal com o objetivo de alimentar o banco de dados.
Com as informações sobre a quantidade de pessoas, casos que necessitam de atenção especial (idosos, grávidas, pessoas com deficiência), e até de animais de estimação, a Defesa Civil tem o panorama necessário para agilizar a remoção e abrigo para estas famílias em caso de alagamento diante de uma possível cheia do rio Tocantins.