O curso de formação de guarda-vidas realizado pela Prefeitura de Imperatriz, por meio da Superintendência Municipal da Defesa Civil e o 3º Grupamento do Corpo de Bombeiros (3º GBM), encerrou nessa sexta-feira (18). Dos 38 alunos classificados, 32 concluíram o curso, porém apenas 30 atuarão durante o período de veraneio nas praias do Cacau e do Meio.
O superintendente municipal da Defesa Civil, Francisco das Chagas Silva, o Chico do Planalto, informou à reportagem que o curso aconteceu no período de 8 a 18 deste mês, com uma carga horária de 45 horas, sendo ministrado por militares do Corpo de Bombeiros.
Segundo ele, durante o treinamento os alunos participaram das seguintes modalidades: corrida, natação, resistência de fôlego (água), resistência física na água, resistência de natação e condicionamento físico. O TAF (Teste de Aptidão Física) começou na área da piscina de uma faculdade particular, na lagoa da Avenida Beira-Rio e, depois, na travessia do rio Tocantins.
"Esse curso representa a finalização da logística que será disponibilizada aos banhistas durante o projeto Verão-2014 nas praias do Cacau e do Meio", disse ele, que aguarda com expectativa a redução do nível do rio para a abertura oficial do período de veraneio.
Chico do Planalto esclarece que a montagem da infraestrutura (energia, banheiros, palco e sonorização) dependerá da oscilação do nível do rio Tocantins, controlado pelo Consórcio Estreito Energia (Ceste). "A vazão do volume de água da hidrelétrica de Estreito é de 1.640 a 1.680. E para que tenhamos praias do mesmo tamanho do ano passado é preciso que a vazão chegue a 1.100 a 1.200 metros cúbicos de água por segundo", conclui. (Gil Carvalho/Claudir Porcinio - ASCOM)
Comentários