Iniciado em 17 de julho, o período do veraneio nas praias do Cacau e do Meio tem sido de muita diversão por parte dos banhistas e de faturamento por parte dos barraqueiros, vendedores ambulantes e barqueiros, que transportam as pessoas do porto do cais e do porto das balsas para as mais diversas praias do rio Tocantins.
"São cinco semanas de muito trabalho para nossa equipe e de muita diversão para os banhistas, mas estamos muito satisfeitos porque, até o momento, não houve uma fatalidade, não foi registrada uma morte em nossas praias", comemora Francisco das Chagas Silva, o Chico do Planalto, superintendente municipal de Proteção e Defesa Civil.
De acordo com o superintendente, o prefeito Sebastião Madeira cobrou segurança, fiscalização e orientação aos banhistas para que caso de afogamento não fosse registrado nos dois balneários de Imperatriz. "Foi por essa razão que treinamos os 30 guarda-vidas para que eles estivessem realmente preparados para qualquer ação".
Os banhistas são orientados a banharem na área demarcada com boias, pois além da faixa de areia ser rasa, ainda conta com as presenças dos guarda-vidas que estão atentos à movimentação dos banhistas. "Nós também orientamos que as pessoas se contenham no uso de bebida alcoólica, principalmente se tiver com criança", afirma Chico do Planalto.
O superintendente informou que nesse domingo (21) mais um banhista morreu afogado no lado do Tocantins, mais precisamente na praia artificial da Bela Vista. "Cinco pessoas já morreram afogadas no lado do estado do Tocantins e graças a Deus, até o momento, não tivemos em nossas praias um só afogamento", comemora Chico do Planalto.
Mas não é somente a equipe da Defesa Civil que está comemorando, mesmo com muito trabalho, o período do veraneio. O vendedor Antonio da Silva Costa, 43, também comemora com a venda de diversos produtos alimentícios na Praia do Cacau. "Todos os finais de semana vendo tudo o que me propicia um bom lucro", afirma Costa.
Por sua vez, o barqueiro José Maria da Silva, 38, também tem lucrado com o transporte de passageiros para as praias. Ele garante que uma das praias bastante procuradas, durante toda a semana, é a Praia da Belinha, no lado do Tocantins. "Também transportamos muita gente para a Praia do Meio, que também é bastante movimentada", conclui o barqueiro. (Domingos Cezar / ASCOM)
Comentários