Domingos Cezar

O superintendente municipal de Defesa Civil, Francisco das Chagas Silva, o Chico do Planalto, esteve na última sexta-feira (6) na cidade de Estreito, onde manteve encontro com técnicos do Consórcio Estreito Energia - CESTE, quando cobrou destes um posicionamento sobre a liberação das águas da comporta da barragem.
De acordo com o superintendente, a liberação das águas da comporta da barragem veio pôr fim ao período do veraneio, que se estendeu apenas por 27 dias. Segundo Chico do Planalto, a decisão do CESTE em liberar as águas da barragem causou enorme prejuízo para os barqueiros e, principalmente, para os barraqueiros, que investiram muito na compra de mercadoria para manter seus barracos.
O superintendente de Defesa Civil lembra que o maior investidor foi a Prefeitura Municipal, que investiu para implantara energia elétrica nas praias do Cacau e do Meio dotando todas as barracas de energia elétrica, com iluminação do palco, bem como na implantação dos postes que conduziam energia para toda a área de movimentação dos banhistas.
Conforme informou Chico do Planalto, na semana de encerramento do período do veraneio, houve uma enchente que chegou a invadir cerca de 14 das 27 barracas implantadas na praia do Cacau. Entretanto, no último final de semana, mesmo com as chuvas que caíram com grande intensidade na região, as águas baixaram deixando à mostra a areia das praias.
O superintendente afirmou que, apesar do fim do veraneio, as pessoas continuam procurando os dois balneários de Imperatriz, ou seja, as praias do Meio e do Cacau. Chico do Planalto informa que toda a estrutura de segurança foi retirada, a exemplo das boias que cercavam a área de segurança dos banhistas.
Na reunião de Estreito ficou definido que o gerente operacional do Consórcio Estreito Energia - CESTE, João Rezek, viria nesta terça-feira (10) para Imperatriz com o objetivo de conceder uma entrevista coletiva à imprensa de Imperatriz para esclarecer sobre as mudanças constantes nas águas do rio Tocantins, as quais vieram prejudicar o período de veraneio. A entrevista acontece a partir das 09h, no auditório da Secretaria Municipal de Saúde.