Praia do Cacau em anos anteriores pronta para receber banhistas

Domingos Cezar
    
Até o último final de semana as praias do Cacau e do Meio já começaram apontar um trecho razoável, o suficiente para que alguns comerciantes já instalaram suas barracas para a venda de bebidas alcoólicas, refrigerantes e tira gostos, os quais são vendidos aos frequentadores desses dois balneários de Imperatriz.
Como até o momento perdura o sobe/desce das águas do rio Tocantins, a Prefeitura, por intermédio da Superintendência Municipal de Proteção e Defesa Civil não implantou os serviços que são prestados aos banhistas que diz respeito, principalmente, à segurança, através dos homens que formam uma guarnição de salva vidas.
Nas temporadas de veraneio a Prefeitura de Imperatriz tem dotado as duas praias de toda uma estrutura necessária para a segurança, conforto e bem-estar dos freqüentadores, como o fornecimento de energia para as barracas, palco para apresentações artísticas, limpeza das praias, fiscalização da Vigilância Sanitária e assistência do SAMU.
Este ano, até o momento não foi ainda possível visualizar as praias descobertas em toda sua extensão para dotá-las de toda a estrutura dos anos anteriores, para que se possa abrir oficialmente o período do veraneio. A afirmação é do superintendente municipal de Defesa Civil, Francisco das Chagas Silva, o Chico do Planalto, que tem acompanhado o sobe/desce das águas do rio Tocantins.
O superintendente aponta como responsáveis por essa oscilação quase diária das águas, as hidrelétricas de Estreito, Serra da Mesa, entre outras, que abrem suas comportas toda vez que seus reservatórios atingem o nível máximo. “Em face a essa situação fica difícil implantarmos essas estruturas nas praias, uma vez que elas continuam encobertas enfatiza Chico do Planalto.
Em face a essa situação, o superintendente municipal de Proteção e Defesa Civil orienta as pessoas que procuram as praias do Cacau, do Meio, da Belinha, e de outros locais de concentração, que tenham mais cuidado quando caírem nas águas. Que não ingiram bebidas alcoólicas em demasia dê toda atenção às crianças e procurem os lugares mais rasos para tomar banho.