Muito embora a Prefeitura de Imperatriz, por intermédio da Superintendência Municipal de Proteção e Defesa Civil, tenha dado por encerrado o período do veraneio em 18 de setembro passado, as praias do Cacau e do Meio continuam sendo bastante frequentadas.
No último domingo, era grande a movimentação de barqueiros que atravessavam para a Praia do Meio transportando pessoas de todas as idades, muito embora a praia tenha se aproximado bastante da margem, uma vez que o rio Tocantins alcançou o mais baixo nível de todos os tempos.
A praia do Cacau também recebeu milhares de banhistas no último final de semana, sendo que a movimentação de domingo foi além do esperado pelos barraqueiros. Os vendedores ambulantes também comemoraram a venda de seus produtos e o bom faturamento.
Entretanto, com a retirada dos guarda-vidas e das boias que marcavam a área de segurança dos banhistas, as pessoas não têm a mínima condição de segurança durante o banho, razão porque a Defesa Civil alerta para que os banhistas não procurem a parte mais funda do rio.
O superintendente municipal de Proteção e Defesa Civil, Francisco das Chagas Silva, o Chico do Planalto, tem utilizado os meios de comunicação da cidade para alertar as pessoas que procuram esses dois balneários no sentido de que evitem os afogamentos.
Ele afirma que, apesar do nível do rio estar muito baixo, mas ainda existem porões - buracos deixados pelas dragas - que são verdadeiras armadilhas para tragar o banhista, principalmente o que não sabe nadar, ou que tenha consumido bastante bebida alcoólica.
"Tivemos mais um período de veraneio em que não foi registrado um só afogamento com morte, e isso deixou muito satisfeito o prefeito Sebastião Madeira, que comemorou oito anos, que não faleceu uma só pessoa por afogamento nas praias do Cacau e do Meio durante o período oficial", concluiu Chico do Planalto. (Domingos Cezar/ASCOM)
Publicado em Cidade na Edição Nº 15748
Defesa Civil alerta para os perigos nas praias
Com o fim do veraneio, a Prefeitura tirou toda estrutura de segurança
Comentários