O superintendente municipal da Defesa Civil, Francisco das Chagas Silva, o Chico do Planalto, recomenda à comunidade que redobre os cuidados durante o período chuvoso, que começou a se intensificar em Imperatriz. A recomendação é principalmente aos moradores que residem próximos às regiões ribeirinhas, de encostas, córregos ou riachos. Aos condutores de veículos, motocicletas, bicicletas e pedestres, ele orienta que ao perceberem a existência de correnteza evitar a travessia nesses locais, assim como ruas e avenidas que estiverem totalmente alagadas pela água da chuva.
"Nós verificamos que em vários locais pedestres, ciclistas e motociclistas enfrentam a correnteza da chuva, podendo causar graves danos à vida. Por isso, sugerimos a eles que utilizem as calçadas para que não corram risco de vida, podendo ser arrastados pela enxurrada. Além disso, há risco em relação à rede elétrica em pontos considerados críticos, devendo redobrar os cuidados nessa época do ano", disse.
O superintendente alerta ainda aos donos de veículos que evitem deixar estacionado o automóvel em locais [conhecidos] considerados "pontos de alagamentos" em algumas ruas e avenidas de Imperatriz. "Nós presenciamos in loco motocicletas e carros estacionados em locais de riscos, considerados pontos de alagamentos na cidade", frisa. Para ele, os condutores de veículos precisam redobrar a atenção e evitar estacionar nesses locais como forma de evitar danos materiais, principalmente quando de chuva torrencial na cidade de Imperatriz.
Emergência - Existe um plano emergencial para atender pessoas que poderão ficar desabrigadas por causa do período chuvoso. Se houver necessidade, essas famílias poderão ser removidas para escolas, ginásios ou para o Parque de Exposição Lourenço Vieira da Silva.