Defensora geral assina convênio

A Defensoria Pública do Estado (DPE/MA) firmou parceria com a Companhia Energética do Maranhão (Cemar) com vistas a aderir ao Ecocemar, projeto desenvolvido pela concessionária, que incentiva os consumidores a garantir uma coleta e uma destinação adequada de resíduos recicláveis, em troca de descontos na fatura de energia elétrica. Conforme prevê o convênio, a Defensoria maranhense beneficiará instituições filantrópicas com o bônus gerado pelo descarte dos resíduos. O convênio é fruto de uma articulação feita pelo Comitê Gestor Interno (CGI) do GesPública, por meio do Programa 5S.
Para a defensora geral do Estado, Mariana Albano de Albano, trata-se de mais uma ação conjunta com a concessionária de energia elétrica, que tende a render bons frutos em favor, sobretudo, de populações socioeconomicamente vulneráveis. “Ano passado, firmamos uma parceria com a Cemar com o objetivo de potencializar os efeitos da divulgação da campanha voltada aos consumidores de baixa renda, com risco de perder descontos em sua conta de energia. Desta vez, além de contribuirmos com a saúde do nosso planeta, beneficiaremos instituições filantrópicas com os descontos obtidos a partir da destinação adequada dos resíduos produzidos pela Defensoria”, disse, ao lado do subdefensor geral, Werther Lima Junior, após a assinatura do termo.
A gestora concluiu afirmando que o país, que vive hoje uma crise no abastecimento de água e na geração de energia elétrica, carece de projetos como este, que estimulem a adoção de boas práticas, com foco no consumo consciente e na sustentabilidade.
Da Cemar, esteve na sede da Defensoria, o executivo de Eficiência e Inovação, Júlio César Mendes, que falou sobre o sucesso da iniciativa. Ele informou que em quatro anos de existência já foram recolhidas cerca de oito toneladas de resíduos recicláveis e distribuídos mais de R$ 400 mil de bônus para clientes cadastrados. O engenheiro de Estudos e Planejamento, Lucas Pinheiro, acrescentou que além de 10 empresas e instituições públicas conveniadas, o Ecocemar já conta com um cadastro de 26 mil consumidores residenciais no Maranhão, que podem se dirigir a um dos 18 pontos de coleta instalados no estado. Quanto às instituições filantrópicas, são mais de 50 beneficiados.
“Estamos somente formalizando uma parceria que já existia informalmente, desde o ano passado. E é com muito orgulho que recebemos a Defensoria neste projeto, cuja avaliação nacional é muito positiva. O Ecocemar já foi várias vezes premiado e isso nos motiva ainda mais a continuar crescendo no estado”, declarou Júlio Mendes, informando que em 2014 o Ecocemar chegou à marca de 3.045 toneladas de resíduos. “Agora vamos alinhar os procedimentos práticos, dentre eles, definir os dias em que vamos disponibilizar a estrutura de caminhões para buscar o material da Defensoria e em seguida encaminhá-lo para indústria de reciclagem”.
Ecocemar - Podem participar do projeto clientes de baixa tensão, residenciais, de toda a área de concessão da Cemar. O consumidor tem a opção de doar o bônus para instituições filantrópicas. Já clientes comerciais ou industriais não podem acumular descontos para sua própria conta de energia, mas podem doar o resíduo de seus processos e direcionar o bônus gerado para uma instituição beneficente ou para qualquer unidade consumidora residencial.