A decisão da LATAM Airlines Brasil é péssima para Imperatriz e região e demonstra o quanto a falta de representatividade política nos afeta. Sem representantes na Câmara e no Senado Federal, a cidade fica sem voz e sem personalidade na defesa de seus interesses.

A diminuição da malha aérea não é novidade. Em tempos não tão distantes, mais de uma companhia aérea ligava Imperatriz com o Norte Nordeste, além de Brasília e conexões. Mais recentemente, a Azul Linhas Aéreas, no bojo da redução do ICM promovida pelo governo do Estado para o setor de combustíveis, mantinha voo para Belém e chegou a divulgar uma rota incluindo Carolina. Hoje mantém apenas a linha Belo Horizonte/Imperatriz/São Luís e conexões, operada diariamente, exceto aos sábados.
Por sua vez, outra empresa, a Gol Linhas Aéreas, reduziu em 2016 sua frequência aérea em 18%, deixando de operar em várias cidades, entre elas Imperatriz. Já a TAM, depois adquirida por chilenos, agora LATAM, manteve seus voos em operação.
Em 2015, a empresa chegou a retirar por um mês o voo JJ 3552 e JJ 3553, que chega em Imperatriz à tarde, oriundo de Brasília vai a São Luís e retorna a Brasília com a mesma rota. Voltou atrás, acredita-se, em função de evitar turbulência gerada pelo noticiário, uma vez que o processo de fusão da LAN (os compradores) com a TAM ainda não estava aprovado. Verificou-se na época, como noticiado por O PROGRESSO (sempre em primeira mão), ainda, que esse horário era o preferido por crakers que se utilizavam de brechas no sistema da companhia e fraudavam a emissão de passagens em grande número.
Agora, a empresa, a título de planejamento estratégico, modifica sua malha. Além da retirada de um dos dois voos que liga Imperatriz a Brasília e conexões, também no bate e volta elimina o trecho Imperatriz/São Luís. A LATAM manterá Imperatriz no circuito com São Luís em outro horário. Pelo novo formato, o voo JJ 3563 decola para São Luís às 14h16. Quem embarca em São Luís decola para Imperatriz no voo JJ 3524 às 12h34, isso somente de segunda a sexta-feira.
Será justamente aos sábados e domingos que a porca vai torcer o rabo, ou melhor, que o passageiro vai sentir o tamanho do prejuízo. Quem for a São Luís ou dela vier com destino a Imperatriz, só será possível chegar via conexão, em Brasília ou … significa dizer: preços mais caros. Ontem o site da empresa disponibilizava para esses dois destinos, Imperatriz/São Luís ou São Luís/Imperatriz, no sábado ou domingo, como menor preço R$ 1.800,00 e em alguns casos, único preço, R$ 2.500,00.
Outra questão levantada e que implica também em prejuízos, com a diminuição de voos, é o buraco na logística de atendimento que a cidade vai sofrer. Imperatriz, além de forte prestadora de serviços, é o centro comercial que abastece mais de 80 municípios ao redor de 3 estados, das cidades maranhenses circunvizinhas, além fronteira, às dos estados do Tocantins e Pará. Menos voos implica em menos espaço para transportes de carga. A cidade, que possui todas as marcas de automóveis, utilitários e caminhões de médio e grande porte, para citar apenas um exemplo, recebe por via aérea os suprimentos necessários para atender à demanda dos usuários.