Roda de capoeira e de conversa, música e muito debate sobre inclusão. Assim foi marcado o Dia Nacional da pessoa com deficiência, uma data para reivindicar os direitos e lutar buscar cidadania. Em Imperatriz, o dia 21 de setembro foi programado com várias atividades voltadas para a pessoa com deficiência em diversos espaços da cidade.
Organizado pelo Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência - CMPD e o Centro de Referência da Pessoa com Deficiência - CRPD, as ações tiveram o objetivo de promover e fomentar o debate sobre a causa. Na tarde desta quarta-feira (21), um shopping recebeu apresentações artísticas e debate sobre o tema da inclusão da pessoa com deficiência com pacientes da APAE e alunos da educação infantil.
“Nós também tivemos a participação dos jogadores de basquete do Cenapa, e os atletas do futebol de surdos da Escola Bilíngue de Imperatriz, para um momento de bate papo sobre superação. É muito importante que toda sociedade participe”, explicou Viviane Conceição, vice presidente do CMPD.
Diversas ações especiais também ocorrerão em todos os Estados, com a realização de seminários e eventos culturais. Dados do IBGE em 2015 revelaram que 6,2% da população brasileira tem algum tipo de deficiência. A Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) considerou quatro tipos de deficiências: auditiva, visual, física e intelectual. (Assessoria de Imprensa)
Publicado em Cidade na Edição Nº 15714
Comentários