Embarcações serão fiscalizadas

A Agência Fluvial de Imperatriz vai intensificar a fiscalização às embarcações durante o período de veraneio que se avizinha. Hoje a Agência cuida de uma região que engloba 52 municípios de três Estados da Federação: Maranhão, Tocantins e Pará.
A Organização Militar faz inspeções semanais nas embarcações que navegam na jurisdição. É o que chamamos de Inspeção Naval, que é o ato de fiscalizar as embarcações quanto à segurança da navegação, a salvaguarda da vida humana nas águas e a prevenção da poluição hídrica causada por embarcações.
A fiscalização é feita tanto em dias de semana como aos finais de semana. No período de veraneio, quando o fluxo das embarcações nas águas é maior, por conta do surgimento das praias, as abordagens serão intensificadas.
É necessário que as embarcações cumpram pelo menos três exigências para que possam se tornar aptas a navegar. A primeira, elas devem ser inscritas na Marinha do Brasil. A segunda exigência é que o condutor seja habilitado pela Marinha – cada categoria de embarcação exige uma habilitação específica. A terceira exigência é que a embarcação possua o material de salvatagem que são os coletes salva-vidas e boias e, em muitas embarcações, o extintor de incêndio também é obrigatório.
Outras recomendações básicas: os condutores não devem exceder a lotação, nem pilotar embarcações sob efeito de bebida alcoólica.