Domingos Cezar
A obra "Versos da Alvorada" marca a estreia da jovem poeta Daniela Dino, na literatura brasileira. O livro entrou na pauta da reunião ordinária da Academia Imperatrizense de Letras - AIL. Com muita inspiração a jovem poeta maranhense encanta a seus leitores com belos e fortes versos fluídos d'alma da escritora.
O livro de Daniela Dino trazido à Academia de Letras por seu avô, o acadêmico Sálvio Dino foi bem recebido por todos os presentes, os quais tiveram a oportunidade de se deleitar com a leitura dos versos feita pelos poetas Trajano Neto e Adriana Moulin Picoli. Sálvio Dino lembrou que o DNA poético de Daniela vem de seus ancestrais amazônicos.
Fazendo uma leitura profunda dos versos de Daniela, a admirável e festejada poeta Adriana Moulin Picoli disse tratar-se de "uma poeta contemporânea, sensível e com um futuro lindo na arte de poetizar". Sobre o livro, Adriana Moulin garante que, "é muito bonito, contém poemas profundos, apesar da pouca idade da autora".
Perfil - Daniela Dino tem 24 anos, nasceu em São Luís, e estudou Arquitetura e Urbanismo, na Universidade de Brasília, onde reside há 16 anos. Ela garante que foi no cerrado do Planalto Central que encontrou alento para fazer das alvoradas, a sua poesia. "Acredito que a arquitetura consiste na poética do espaço, por isso busco unir essas duas artes".
A jovem poeta diz que, ao observar todo o espaço que transfigura a individualidade de cada pessoa, por isso enxerga a vivência do ser no mundo. "Partindo da premissa que ser é habitar e habitar é construir, arquitetura e poesia se conectam em um só propósito: dar sentido a existência humana por meio de palavras e de construções que alcancem o indivíduo de maneira holística e singular".
Conciliando de maneira hábil arquitetura e poesia, Daniela Dino diz que, "sigo, assim, entre rimas e versos, buscando palavras e projetos que tragam às pessoas a vontade de renascer todos os dias, de fazer com que sua morada, interior ou edificada, seja a poesia que rege os caminhos da vida", concluiu.
Comentários